30 de nov. de 2007

Sanchin (2)

É oficial…
Depois da aceitação da Associação Kenkyukai Karate Portugal no seio da Goju-Ryu Karate International, foi a vez da Associação Karate Goju Do-Shi Kai ser aceite na mesma.

Mais à frente abordarei este tema…

Continuando o que ficou pendurado na semana passada…

Literalmente Heishu kata significa formas de punho fechado.
Esta definição, não significa que a kata é feita de mãos abertas ou fechadas.
Na origem das duas distinção de katas (Heishu e kaichu) existem duas teorias em relação ao aparecimento dos nomes.

1ª- A mais comum das explicações diz-nos que, o significado desta distinção tem a ver com a forma como o nosso corpo se encontra, se os musculos se encontram tensos (fechados, juntos, etc...), ou relaxados (abertos, separados, etc...)

2ª- A outra explicação, tem a ver com uma lição de Shakyamuni Buda aos seus discipulos. Certo dia Shakyamuni pegou num punhado de folhas e afirmou que as folhas que tinha na mão eram os seus conhecimentos, o punho fechado (Chuan shou) significava os ensinamentos de um mestre, enquanto que o punho aberto (Kai shou) significava os ensinamentos que ele ministrava na generalidade.

Os ensinamentos de punho aberto significam o ensino em geral, no entanto não significa as necessidades do aluno.
Os ensinamentos de punho fechado significam os conhecimentos transmitidos de mestre para aluno “I shin den shin” que são especificos para aquele aluno.

Seja qual for a origem desta distinção de katas, uma coisa é certa… A kata Sanchin é a base da escola Goju, contêm a essência do Goju Ryu e tal como as restantes katas a sua função é desenvolver a mente, o corpo e o espirito dos que a praticam.

Continua…

“Uchi ni sei araba, Onozuto sotoni arawaru”
(Cuida da tua paz interior, isso irá se reflectir no exterior)

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...