3 de mar. de 2011

Tora guchi

No fim-de-semana passado durante uma explicação (mais opinião do que explicação), eis que me sai o nome tora guchi… e durante uns micro segundos que pareciam mais uma eternidade fez-se um silêncio e algumas sobrancelhas se ergueram, com aquela expressão … “what a fu$& ???”

Tora guchi é nem mais nem menos do que mawashi uke.

A tradução mais correcta para Tora guchi é “boca do tigre”.

Mawashi uke pode ser interpretado como “defesa circular”, no entanto é um pouco mais complexo do que isso.

Voltando ao Tora guchi, o nome é um pouco mais “apaixonado” e fantasioso, leva-nos logo para aquelas paisagens cheios de gajos “kaninos”, com pés descalços e a trabalhar no campo, não… não estou a falar de Hobbits, estou a falar da rapaziada de Okinawa.


Esta técnica pode ser considerada como uma técnica de marca do Karate de Okinawa, basta ver que esta técnica está mais que presente em todos os estilos de Karate de Okinawa (Goju, Ueshi, Tou`Ou, Shoei , Pangainoon, Ryuei, Shorin, etc…).

Podemos considerar que o Karate em geral tem aplicações superficiais e profundas (Omote e Ura)

Omote pode ser traduzido como óbvio, aquilo que visivelmente se parece com o que é.

Ura, pelo contrário, pode significar oposto, inverso …

Kata, é “feeling”, é uma forma de reflexão em movimento (entre outras) e ao executarmos os movimentos das mesmas, deve-nos ocorrer diversas formas de executarmos as suas aplicações.

Por isso e para mim, no Tora guchi faz mais sentido, não defender só um tsuki e contra atacar, mas também executar uma chave, um estrangulamento, uma projecção, um varrimento, etc…

Nesta fase estou mais dentro do espírito, “Porradinha do princípio ao fim” e como os tigres ficam sempre com as vítimas, faz-me mais sentido utilizar o nome de Tora guchi.
Por falar de “porradinha do princípio ao fim”, vou orientar juntamente com o Sensei Carlos Pereira um conjunto de seminários, dedicados a Bunkai-Jutsu.

Mais informação em breve, vou também de viagem em breve… mas isso, isso é surpresa.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...