23 de mar. de 2011

25 Anos depois…

Passados 25 anos reencontro o primeiro grande mestre de Karate com quem tive o prazer de treinar, curiosamente, foi ele que me fez o primeiro exame (9º Kyu cinto branco com uma lista), na altura tinha a graduação de 6º Dan.

É curioso, parece que o tempo não passou por ele, continua na mesma, o mesmo aspecto a mesma simpatia, a mesma qualidade técnica, o trabalho “infernal” de Tai Sabaki, a fluidez de movimento.

Apesar de o “meu” Goju-Ryu ser diferente, existem certos aspectos básicos e transversais às escolas e essa foi uma das preocupações do Mestre Onaga.

A frase mais saída da boca dele foi “Na nossa escola fazemos assim…”, deixando sempre em aberto que não existe apenas uma forma de fazer.

Foi com este espírito e mente aberta, que estiveram presentes diversos instrutores de outras organizações, tais como a Jundokan Internacional Portugal, eu, em representação da Kaizen e de salientar ainda a presença de um elemento da AKDK.

Como não podia faltar, o Sensei Armando Inocentes, convidou-nos a jantar com o Sensei, podendo desta forma conviver um pouco com “o homem” e fiquei muito contente, mostrou-se uma pessoa bastante franca, reservado, mas transmite muita confiança.

Mudando de assunto…

Uma das coisas que eu vejo e noto quando vou a eventos desta natureza e com esta abertura de espírito, é que nunca fiquei à porta, e nunca me fiz de convidado.

As pessoas convidam-me e deixo aqui desde já os meus sinceros agradecimentos ao Sensei Armando Inocentes, pelo convite.

Mudando de assunto … outra vez.

Está a aproximar-se o seminário de Bunkai-Jutsu (Pinan Shodan).

Eu e o Sensei Carlos Pereira estamos a “investir” muito neste evento e vamos levar para o tatami uma série de técnicas e conceitos que temos vindo a trabalhar desde há já algum tempo. Eu vou apresentar um trabalho que por norma não costumo apresentar nos encontros de Kyusho e que tem muito a ver com “Gyakute”, pesquisem…

Este fim-de-semana vai ser … entrada na fase de treino e treino e treino.

Estou já a preparar as malas, vou de viagem novamente e desta vez … vamos ver o que vai dar.

Até breve.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...