6 de abr. de 2011

Masaji Taira



Depois de treinar à duas semanas atrás com um grande Mestre (Onaga) foi a vez de voltar a treinar com três grandes Mestres (Taira, Kinjo, Gima), desta vez em Udine-Itália.

O ano passado, tentei treinar com o Sensei Masaji Taira na Sicília, no entanto não foi possível, pois o seminário era reservado exclusivamente a membros da Judokan So-Hombu.

Descobri este seminário através do Facebook e prontamente falei com o Sensei Andrea Buttazoni, sobre a possibilidade de poder frequentar o seminário, tendo me respondido prontamente de forma positiva.

A recepção foi calorosa, só podia, afinal a rapaziada é Italiana, foi aí que tive o prazer de conhecer pessoalmente o Sensei Andrea, um excelente instrutor, com uma grande experiência nas artes marciais. Começou por fazer Kung-fu, treinou em Shaolin - China nos anos 80, tendo mais tarde se apaixonado pelo Karate Goju Ryu, treinou com o Sensei Myazato em Okinawa por diversas vezes.

Mais uma vez deixo aqui o meu agradecimento ao Sensei Andrea, os meus sinceros agradecimentos por me ter dado a oportunidade de poder treinar com este grupo de instrutores.


Quanto ao estágio…

O Goju Ryu praticado por estes Senhores é muito diferente do que os comuns dos mortais estão habituados, no entanto, é o Karate que eu pratico (pelo menos tento) um Goju mais fluido, mais direccionado para a Bunkai.

Com uma extrema sensibilidade técnica, leveza e fluidez o Sensei Taira foi dando o mote para um estágio completamente diferente do que estava à espera.

O primeiro dia foi passado exclusivamente com o Sensei Gima, sendo o treino direccionado para Kihon Kata, foram trabalhadas as Kata GekiSai dai Ichi/Ni, Saifa, Seiyunchin, Shisochin, Sanseru e Sepai, com as respectivas “Adbanced” Bunkai.

O Karate deste instrutor é muito direccionado para a efectividade do movimento… não é bonito, mas é Goju Ryu.

Durante a semana continuo o “report”… até lá apreciem o vídeo do Sensei Taira com a Bunkai da Kata Sepai.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...