14 de abr. de 2011

Bunkai Jutsu ...

Nestes últimos 5 anos tenho tido a oportunidade de treinar e falar com verdadeiros “monstros” das artes marciais, ou se preferirem, das artes de combate…

No passado dia 9 de Abril de 20011, realizou-se o primeiro seminário de “Bunkai-Jutsu, Pinan Shodan”.

Este seminário foi uma “aposta”, feita por mim e pelo Sensei Carlos Pereira e o objectivo foi promover o estudo e desenvolvimento das aplicações das Kata numa versão menos comum e menos básica.

Com uma participação de 30 praticantes (o limite de inscrições era 40), o evento foi bem sucedido e pelo que tenho visto os participantes ficaram bastante agradados com o que receberam.

Da minha parte (e acredito que posso falar pelo Sensei Carlos Pereira) falhou apenas uma “coisita”, não conseguimos “desmontar” a Kata toda … Sorry!!

Eu e o Sensei Carlos já falamos um com o outro e já acertamos algumas agulhas, isto demora um pouco, mas vai lá.

Como forma de resposta de alguns emails que tenho recebido, vou tentar postar um conjunto de “pensamentos/estudos” que tenho vindo a desenvolver e a estudar ao longo destes anos…

Um dos primeiros princípios que me guiam na minha pesquisa, é que qualquer técnica, dentro do “set técnico” da Kata, pode/deve terminar o confronto.

O que é que eu quero dizer com isto.

Apesar de todas as Katas de Karate começarem com um bloco/defesa, não quer dizer que a técnica seja efectivamente uma defesa.

Vamos lá ver… quase todas as defesa nas Katas são efectuadas para a frente, não será isto um pouco estranho?

Se eu me quero defender, recuo, não vou avançar em direcção ao ataque (excepto em estratégias pré concebidas).

Sempre que uma situação de “stress” evolui para conflito, devemos tentar resolver e terminar o mais depressa possível, o esgrimir em situação real, não é eficaz nem seguro… “Trust me”.

Mas… estará muita gente a pensar, porque é que todas as Kata começam com uma defesa?

As Kata não começam com uma defesa, mas sim com uma Uke Waza …

Este fim-de-semana vou ficar por casa (vou tentar), por isso vou continuar esta postagem no Domingo…

Até lá… Sayonara!!

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...