30 de out. de 2007

É muita giro ver nos outros!”

Mais uma semana…

Depois de uma pequena conversa com o Ricardo Gama, lá chegámos a uma conclusão…o pessoal precisa de treinar precisão.

Se negligenciarmos a precisão, corremos o risco de começar a fazer batatada. Torna-se necessário treinarmos um ponto específico em diversas situações de “stress”.

Repetição é a palavra de ordem!!!
Se não compreendermos o espírito da repetição, nunca nos será possível compreender o objectivo do treino.

No sábado fui ver o torneio da LPK e gostei muito de ver as Katas.
Apesar da maior parte delas ser Shito, deu para ver também algumas de Ishin Ryu.

Reparei em certos pormenores, como por exemplo quando levantam o calcanhar em certos movimentos e depois firmam a posição calcando o chão com o mesmo calcanhar.

Essas “explicações” muita gente não as sabe.
No entanto se alguns já viram a explicação, alguém para os lados da Arruda sentiu-a mesmo no felpo.

Confesso…a culpa foi minha, eu é que insisti para que ele demonstrasse uma sequência da Kata, pelo deixo aqui as minhas sinceras desculpas.

Gostei muito de falar com uma amiga no Sábado e apesar de me ter dado uma banhada no Domingo, quero acreditar que tenha adormecido e não que tenha tido medo de provar o sabor amargo de umas “pilhas”.

E por falar em pilhas, no Domingo realizou-se mais um encontro de Kyusho na zona de Lisboa.

Quero deixar aqui um agradecimento ao Sensei Rui Gouveia por nos ter facultado as instalações do seu Dojo em Belas.

Quero agradecer o empenho que todos demonstraram durante o treino. O que me motiva a treinar/partilhar/pesquisar é a presença de todos e o seu interesse durante os encontros.
O meu muito obrigado ao Sensei José Ramalho pelas simpáticas palavras e observações que fez no seu Blog a meu respeito.

A única forma que tenho de retribuir é ir a Barcelona no próximo fim-de-semana e trazer novas ideias e conhecimentos para poder partilhar com todos os elementos dos grupos Portugueses.

Levo na memória as sábias palavras do Peixoto “É muita giro ver nos outros!”

Faltam 4 dias para o grande encontro de Kyusho, vou tentar postar diariamente as experiências vividas pela comitiva “tuga.

Estes vão ficar na história:

Álvaro Silva
Gustavo Carneiro
João Ramalho
Paulo Oliveira
Ricardo Castro
Ricardo Gama
Sérgio Repas

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...