29 de abr. de 2012

Mais uma Taça Kaizen

Para Visualizar o post completo clique em cima da postagem ...

E pronto …

Mais uma etapa ultrapassada…

Mais uma vez realizou-se a III Taça Kaizen, com uma participação a rondar os 280 atletas, sempre a crescer, sempre a evoluir, se disser que foi prefeito, estaria a mentir, ainda existe muito para evoluir, este ano correu um pouco melhor do que o ano passado, para o ano, vai seguramente correr melhor.

Falta ainda o Gasshuku Kaizen, este ano convidámos o Sensei Arnold DeBeer (8º Dan) para coordenar tecnicamente o estágio, temos um convidado especial, o Sensei Josá Campos (7º Dan). 

Estes dois senhores, viveram, dormiram e desbravaram o Karate ocidental, foram Ushi Deshi (alunos internos) do Sensei James Rosseau nos anos 70.

Quanto à Taça Kaizen …

Este ano conseguimos arranjar um novo modelo de competição, um modelo assente no reconhecimento, na motivação, acredito que para o ano vai ser melhor…

Cada vez mais acredito num modelo de formação infantil, tenho acompanhado a evolução de certos alunos e o que me custa mais é ver os erros do passado no presente. Se não tivermos atenção à forma como treinamos os nossos alunos mais novos, eles não vão ser melhores do que nós.

Não nos podemos refugiar na conversa de que “a mim ensinaram-me desta maneira e resultou, por isso é que continuo a ensinar assim”, eu quero que os meus alunos sejam melhores do que eu, façam um bom shiko-dachi, um bom Mawashi-geri, façam tudo melhor do que eu. Só assim é que conseguiremos evoluir.

Só com um projeto de futuro conseguiremos atingir essas metas e esse projeto parte pela criação de um modelo de formação infantil.

Não podemos ter receio de mudar … mudança foi sempre o mote do Karate Goju Ryu.

Em termos históricos, o Goju Ryu foi o primeiro estilo de Karate a ter um “curriculum”.

Foi o primeiro estilo a ter um método de aquecimento, foi dos primeiros estilos a ter um método de musculação natural (quase todas as escolas de Okinawa utilizam Hojo Undo no seu curriculum), devido a estes factos não há que ter medo em adaptar o nosso modo de ensino.

Para a semana volto a fazer postagens mais técnicas, acho eu ….

Até lá,

Sayonara!!

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...