16 de abr. de 2012

Os documentos mentem tanto quanto os homens."


É engraçado como as coisas acontecem naturalmente.

Hoje tive a visita do Sensei José Ramalho, como está uns dias de folga, decidiu passar pelo meu local de trabalho, para treinarmos um bocado. Neste momento estamos a abraçar um novo projeto técnico. 

Sem avançar com muitas explicações, ele apareceu, porque eu pedi-lhe ajuda no trabalho de Gekisai Dai Ichi.

Neste momento estou a trabalhar o curriculum técnico do Sensei Taira, é um trabalho muito interessante e diferente do que estava habituado a trabalhar.

O trabalho do Sensei Taira é uma evolução técnica, de muitos anos de treino e experiencia. No entanto, se há coisa que ele não descura, é técnica de base.

Cada vez percebo mais a ideia (perceber, não significa aceitar) da ideia e conceito do McDojo. Cada vez mais, se vê pseudo estilos criados por peseudo mestres.

Mais uma vez, sou um karateka “tradicionalista”, mas compreendo a necessidade de evolução do Karate.

Sou um forte defensor de um modelo de Karate Infantil, só criando bases sólidas é que podemos projetar, futuros karatecas com qualidade, quer a nível tradicional, quer a nível desportivo.

Como karateka, sério e honesto (pelo menos, vejo-me como tal) gostava que a FNK-P e a ANTK defendessem a minha imagem e o meu trabalho como treinador/instrutor.

Discute-se o reconhecimento de uma graduação, a uma pessoa que deu grande parte da sua vida na divulgação e ensino de um estilo, no entanto, ignora-se outras modalidade/estilos, deixando, permitindo que façam o uso abusivo de “”Dans”, sem que haja alguém que interrogue essas pessoas, como é que chegaram ali?

IuryTynianov dizia no inicio do Séc. XX “Os documentos mentem tanto quanto os homens."

No passado, existia a CDAM que controlava tudo o que se relacionasse com AM e DC, depois de 1984, achou-se que não fazia sentido a existência de uma instituição como aquela. Será que não?

Terminando com uma citação de Jean Racine,
"Não há segredos que o tempo não revele."

Medite...
Sayonara

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...