6 de abr. de 2012

Sensei Masaji Taira


A vida de qualquer “artista marcial” é mesmo assim, cheia de desafios, intensos, mutáveis. 

Por vezes têm-se a necessidade de mudar, para melhor ou pior, só e apenas o tempo o poderá dizer.

No fim-de-semana de 30, 31 de Março e 1 de Abril, estive em Itália para treinar com o Sensei Masaji Taira (8º Dan – Goju Ryu). 

Como muitos de vós sabem, sou um grande fã do trabalho do Sensei Taira e ao longo dos últimos anos, tenho vindo a pesquisar e a “copiar” o seu trabalho. No ano passado tive a “sorte” de o Sensei Buttazoni aceitar a minha inscrição num seminário organizado por ele, seminário que tinha como instrutor o próprio Sensei Taira.

Desde o princípio houve uma empatia entre nós os dois, se calhar por partilharmos a mesma profissão, não sei…

Em Outubro do ano passado, a Kaizen, através de mim, convidou o Sensei Aivaras (Lituânia), para orientar diversos treinos em Portugal, que culminou com o primeiro retiro de cintos negros da Kaizen.

Depois de ver o nível técnico de um dos mais destacados alunos do Sensei Taira, a minha ideia de seguir “aquele” Karate, simplesmente acentuou-se.

Depois de um fim-de-semana a treinar com o Sensei Taira, fico mais que rendido sobre este “génio” das bunkai.

O homem é uma máquina!

Com uma forma de ensinar muito peculiar, à qual não estamos habituados, o sensei inicia um conjunto de ideias a trabalhar, depois cada um de nós desenvolve esse trabalho, sempre com o sensei a observar e a fazer alguns “apontamentos” personalizados sobre o treino de cada um.

Posso dizer orgulhosamente que posso começar a trabalhar a Bunkai da Kata Gekisai “à lá Taira San” e acreditem, há muito para desvendar e trabalhar.

Okuden Waza ganha uma nova perspetiva com este tipo de trabalho, o homem vê aplicações em tudo … 

E a capacidade de mudar de Kata durante uma aplicação????

Durante este fim-de-semana trabalhei muito e acima de tudo, aprendi mais ainda …

Este fim-de-semana tenho trabalho de Kyusho e no domingo de manhã … “Beach training”

Até lá …
Sayonara!!!!

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...