31 de out. de 2008

Resultado vs Objectivo

Dizia eu a semana passada…

Apesar de ter prometido a mim mesmo, não voltar a dar aulas de Karate para adultos iniciados, lá aceitei o desafio lançado pelo dono de um dos ginásios onde dou aulas.

Hoje em dia vivemos numa sociedade de consumo imediato, as pessoas não querem perder tempo a pesquisar, desenvolver, aperfeiçoar, querem ver resultados imediatos.

O Karate é uma actividade que demora um determinado tempo a desenvolver uma certa mestria do movimento e a compreensão dos movimentos de base.

Neste momento, existe um grande dilema entre os Instrutores de Karate…

O que fazer, para pôr mais pessoas a treinar Karate?

Uma das minhas estratégias, tem a ver com defesa pessoal.
Para mim, Karate é defesa pessoal e desde as primeiras aulas, os meus alunos começam a fazer exercícios a dois “tipo” Ippon Kumite.

Claro que existem pessoas que dizem logo que aquelas técnicas são demasiado avançadas para pessoas com um baixo nível técnico.

Urge a necessidade de uma acção concertada entre Instrutores de Karate, de forma a arranjar uma solução de forma a aumentar o número de alunos (adultos/adolescentes).

Neste momento, estou a apostar no resultado final para poder alcançar (pelo menos tentar) o objectivo.

No fim-de-semana passado estive nos Açores a orientar um pequeno treino especial.

Foi mais uma excelente oportunidade para rever amigos e conhecer outras realidades.

Este fim-de-semana…

Sábado vou estar presente no Torneio de Karate da LPK e no Domingo vou orientar um treino de Kyusho em Vila Nova de Gaia.

Nos dias 7, 8 e 9 vou estar em Itália na convenção Internacional de Kyusho, onde vou dirigir 2 treinos para Forças de Segurança a convite do Mestre Pantazi.

Nos dias 27, 28 e 29 vou estar em Inglaterra para fazer o Winter Gasshuku da GKI.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...