6 de nov. de 2008

Embusen

Embusen significa “linha de execução”.

Kata é um conjunto de movimentos devidamente enquadrados numa linha de execução, respeitando uma sequência simétrica.

Lindo… dito desta maneira até parece que fui eu que disse isto…

Regra geral, numa Kata, não se dá mais de 3 ou 4 passos sempre que existe uma mudança na linha de execução. Muitas vezes isto poderá significar uma forma de treinar a gestão e manutenção do espaço/distância (Ma ai) num combate.

As técnicas executadas num determinado ângulo, não significam que alguém está a ser atacado nesse mesmo ângulo.

Ao vermos uma mudança de direcção, reparamos que existe uma alteração da nossa linha central. Esta acção poderá significar o ângulo de (contra) ataque correcto, ou o mais aconselhado pelo criador da Kata.

Sempre que mudamos de direcção há obviamente uma esquiva, e por regra geral uma “defesa”.

Uma esquiva é “igual” a uma defesa e uma defesa é apenas uma forma de “controlar” a direcção de um ataque do adversário, desta forma, se a esquiva não funcionar, sempre existe a defesa e vice-versa.

Para a semana vou falar um pouco de Seiyunchin ou Seiyenchin se preferirem.

Só para avisar…

Vou estar uns dias fora (Itália) e no dia 16 vou estar nas Caldas da Rainha para dar um “workshop” de Kyusho ao grupo do Mestre Nelson Pinto do Farang-Mu-Sul.

Se desejarem participar, entrem em contacto com ele.

Para quem não conhece, Farang-Mu-sul é uma arte marcial Coreana e o seu representante máximo é o GM De Alba, excelente pessoa, excelente Mestre e grande “flow drill” que aprendi com ele.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...