2 de nov. de 2009

Primeiro estágio Kaizen Karate Portugal.

Este fim de semana foi histórico.

Realizou-se o primeiro estágio da Kaizen Karate Portugal.

Com uma participação de 90 praticantes os Sensei Jorge Quaresma, Marco Cruz, José Ramalho, Nuno Santos e "moi meme" orientaram uma série de sessões.

Uma das inovações neste tipo de estágio foi a presença de um Instrutor externo à Kaizen.

O Mestre João Coutinho apresentou o Kobudo de Okinawa, nomeadamente o Bo, ao gupo mais velho (+11 anos) de participantes no estágio.

Infelizmente não consegui ver com pormenor as sessões dos outros instrutores, mas pelo que me disseram (os meus alunos) foram sessões muito boas.

O tema que me calhou foi o Kata Sanchin e Kakie.

Com o grupo de menos graduados a preocupação prendeu-se com a boa execução das técnicas, uma boa posição de pernas.

Com o grupo de cintos castanhos e roxos, foi feito um trabalho mais centrado no treino de kakie.

Com os cintos negros, o trabalho foi concentrado no kakie avançado mas acima de tudo na preocupação de como se deve treinar e assistir ao trabalho de Sanchin.

Infelizmente e devido à falta de tempo não deu para trabalhar todos os níveis de Kakie, só deu para trabalhar os primeiros 6 níveis e ficou prometido que para uma próxima iríamos trabalhar os níveis mais avançados.

Neste momento estou de malas aviadas para Miami, vou ficar por lá 1 semana a treinar com os grandes do Kyusho a nível mundial.

A ver se dou um salto pelos amigos do Miami Inc., vamos lá ver o que se vai poder fazer por lá.

Uma coisa é certa, praia e mar é coisa que não vai faltar.

Podem ir acompanhando as novidades pelo meu Twitter.

Um abraço e até já.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...