26 de out. de 2009

Posições (Tachi / Dachi)

Uma das coisas que mais me intriga é aquilo a que "certos" instrutores chamam de "Tradicional".
As Kata fazem-se desta maneira porque são tradicionais...

As aplicações (Bunkai) Tradicionais são estas...

Bem...
No meu Dojo, é tradição levar uns carolos quando o pessoal se engana naquelas coisas básicas...por ex.

Não começar a Kata em musubidachi, quando faz um movimento a mais numa determinada sequência e outros...

Daqui a ... sei lá, 30 anos, a tradição vai ser, sempre que te enganas vais levar carolos, em vez de fazeres flexões.

Isto deixa muito para pensar, afinal o que é tradição?

Na minha óptica, tradição é o/um conjunto de valores que se vão transmitindo de geração em geração.

Muitas vezes as pessoas confundem tradicional com básico. Mas mesmo assim, o básico é sempre relativo, pois o que é básico para mim, pode ser complexo para o vizinho do lado.

Toda esta lenga-lenga serve para dizer o quê?
Para dizer nada, serve sim para sorrirmos quando alguém nos diz na cara que faz aquele Kata/bunkai tradicional, como se fosse ele o sabedor e fiel depositário de toda a tradição adjacente ao estilo que pratica...

Este fim-de-semana houve Kyusho...
Uma das minhas preocupações em trabalhar com o pessoal foi a movimentação.
Houve uma pessoa que me perguntou se a movimentação que eu faço é característica do meu estilo (Goju), ao qual eu respondi que não sabia... A minha preocupação é apenas, movimentar-me.

Realmente isto da movimentação é uma questão pertinente, muitas vezes preocupamo-nos com os pormenores dos braços e das posições das pernas, negligenciando muitas vezes os ângulos das Katas. Muitas vezes (ou sempre?) esses ângulos transmitem-nos uma movimentação em determinada direcção.

As posições (altas ou baixas) funcionam como uma forma de treinar os membros inferiores. Consoante os objectivos pretendidos, as posições vão variando.
...
Durante a semana vou postar mais sobre esta temática...

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...