18 de jun. de 2008

não é ensinar a ganhar...

Pois é… 2-0 com a Suíça.

Este fim-de-semana fui brindado com o Campeonato Nacional da AKDK, treino de Kyusho em Queluz e o jogo da Nossa selecção com a equipa anfitriã.

O treino de Kyusho, na minha opinião foi muito bom.
Já se começa a ver um bom nível de “toque” entre o pessoal, apesar de uma ou outra mão pesada e com pouca fluidez, mas isso só tem a ver com um trabalho, o da cabeça…

Quanto aos jogos…

Uma das frases que eu adoro é esta…
“O meu objectivo não é ensinar a ganhar, mas sim ensinar a lidar e a superar as derrotas”

Não me lembro onde li isto, mas é bastante profundo.

Na vida, não existem apenas vitórias, a nossa vida é composta por um conjunto de vitórias e derrotas e o nosso fortalecimento como indivíduos reside na nossa capacidade de resposta às derrotas, tornando-as grandes lições para obter as futuras vitórias.

Quando o Cristiano Ronaldo chegou ao estágio da Selecção, apenas se falava do penalty falhado na famosa final …
E ele perguntou, muito naturalmente, porque é que não falavam do golo que ele marcou…

A grande lição que se tira é apenas uma …
Às vezes acerta-se, outras vezes não…

Isto não tem nada a ver com o Campeonato da AKDK…

Nestes últimos anos tenho visto uma crescente “mediocrização” da pessoa que perde nas provas de Karate.

Tudo bem o 2º é o primeiro dos últimos …, mas onde está o velho conceito de “morrer de pé”?

Recentemente falava no Messenger com um instrutor bem mais antigo do que eu, que comentava que se lembrava de mim como competidor numa Seixalíada, e o mais grave é que eu lembro-me dessa prova…

Por muito anos que se passem esta vai ser a prova que eu me irei SEMPRE lembrar.

Como esta postagem não é dedicada a mim, prometo que vou contar na próxima postagem…

O que vai ficar para a história é o desempenho dos meus alunos no último campeonato Nacional…

Gonçalo (Camp. Nac. Irikumi Sénior)
Hugo Henriques (Camp. Nac. Irikumi Cadete)
David (Vice Camp Nac. Shiai Kumite Juvenil)
Daniela (Vice Camp Nac. Shiai Kumite Sénior)
Rita (3ª Class. Kata Juvenil)
Rafael (Eliminado na 3ª Volta)
Carla (Eliminada na 1ª Volta)

Apesar de não terem conseguido alcançar um lugar no podium, a Carla e o Rafael estão a crescer tecnicamente, acredito que com estas derrotas se irão tornar grandes campeões.

Para a semana conto porque é que não me vou esquecer da famosa Seixalíada.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...