11 de jun. de 2008

Kyusho nos Açores

Realmente há males que vem por bem…



Este fim-de-semana estive na bela ilha de São Miguel, com o objectivo de promover o Kyusho naquela região insular. Foram agendados diversos treinos em diferentes locais.

Depois de uma excelente recepção por parte do Sensei Ricardo Castro e da simpaticíssima mulher (Carla), lá partimos para a primeira sessão de esclarecimento de Kyusho.

A primeira paragem foi no Dojo do Sensei Mota, um instrutor de longa data de Karate Shotokan. Foi também uma excelente oportunidade para rever o Sensei Paulo Telheiro, companheiro num curso de arbitragem da FNK-P, ambos amigos do meu grande amigo Sensei José Jordão de Leiria.

Nesta sessão foi abordada uma sequência da Kata Tekki Shodan. Acho que o pessoal presente gostou, se calhar excedi-me na minha visão pouco ortodoxa do Karate.

O Sensei Ricardo Castro faz Aikido. Depois do treino disse-me que estava a ver as Katas de outra forma, para ele, os movimentos começavam a ter alguma lógica …

Depois do treino o Sensei Mota deu-me o privilégio de conhecer o futuro Dojo, um local bastante amplo e com uma vista maravilhosa para uma baía. Parabéns, tem ali um excelente local.

No segundo dia da parte da manhã, foi dia de Forças de Segurança, mais especificamente Guarda Prisional e Polícia Judiciária.

Penso que o bichinho ficou infiltrado nestes participantes…

A parte da tarde deu lugar a um treino curricular da Kyusho International. Muito bom, apesar de alguns participantes não terem um “back ground” marcial ou de desportos de combate, todos, mas todos mesmo, conseguiram atingir os objectivos propostos.

Viu-se bastante intenção e atenção…

Na parte final, deu para fazer umas brincadeiras e umas tentativas de KO por parte do pessoal…

Espero que continuem a trabalhar com o mesmo entusiasmo que trabalharam comigo, pois têm o privilégio de conviver com um excelente líder de Grupo, uma pessoa com bons princípios morais, mente aberta e acima de tudo uma pessoa que aposta fortemente na sua formação pessoal para poder partilhar com as pessoas que treinam com ele.

No domingo, antes do voo de regresso deu para uma sessão de Aikido.

Trabalhámos dentro de uma técnica que me fascina particularmente, o Irimi-Nage.

Apesar de eu ser um “striker” dá-me um particular gozo trabalhar esta técnica e tive a oportunidade de aprender mais um pouco da mesma com o Sensei Ricardo

Muito obrigado pelas explicações, vou tentar treinar esta técnica.

Durante a minha estadia, deu para ver um pouco das paisagens maravilhosas que esta ilha tem.

O meu amigo Ricardo bem que me tentou mostrar um pouco de tudo…

Se calhar para me criar o desejo de voltar mais tarde.

Se a intenção era essa, confesso que conseguiu…

Todo o trabalho merece ser remunerado de forma justa

Como instrutor/mestre (Treinador) de karate, é frequente deparar-me com um dilema que muitos colegas também enfrentam: a questão do dinheiro...