16 de set. de 2013

Seminário Evan Pantazi

Depois de mais um grande seminário com o Mestre Evan Pantazi, desta vez na cidade da Maia e organizado pelo Instrutor Certificado da Kyusho International, Gustavo Carneiro, vejo-me a recordar estes últimos oito anos de treino, pesquisa e desenvolvimento.

Alguns amigos (marciais) costumam dizer-me que há o João Ramalho antes do Kyusho e o João Ramalho depois do Kyusho, que o meu Karate mudou muito desde que abracei o projecto/estudo de Kyusho. OK, reconheço que existe uma grande diferença.

O Kyusho veio abrir os meus horizontes e acima de tudo a minha visão em relação às Artes Marciais e por isso, veio modificar o meu Karate.

A primeira coisa que me vem à mente é o facto de ter começado a lidar com muita gente. Graças ao Kyusho conheci grandes nomes de diversas áreas, Ju-Jutsu, Kempo, Hapkido, Taekondo, etc...

Depois, o que me vem à cabeça é o espirito de abertura e de partilha que existe na  Kyusho International. As pessoas partilham ideias, técnicas, visões. Por muito parvas ou estúpidas que possam parecer, sempre alguma coisa se aproveita.

Ao longo destes últimos anos tenho tido a sorte de privar com grandes nomes das Artes Marciais e uma coisa reparo. "Nós" Portugueses não temos a consciência do potencial que temos. Sem falar em nomes, nós temos instrutores que não ficam atrás dos instrutores estrangeiros, bem pelo contrário...

Muitas pessoas perguntam-me onde vou buscar inspiração/ideias para o trabalho que faço, e pela primeira vez vou responder publicamente.
A lado nenhum... sou um gajo sem imaginação. Tenho é o problema de ter uma boa memória... "Just kidding"
Ao longo destes anos, falo muito e treino com "monstros" da Artes Marciais e esses sim, é que são génios.
Evan Pantazi, Masaji Taira e muitos mais, apenas nomeio estes, porque no momento são as pessoas que me inspiram.
Se tivesse que falar em todos, se calhar tinha de fazer uma postagem exclusiva só para por nomes e eventualmente poderia esquecer-me de alguns.
Além do poder falar e treinar com eles, existe um grande segredo que vou revelar apenas aos leitores desta pérola virtual a que alguns chamam de Blog...

Leio... treino... sonho com o que leio e com o que vou treinar...
Como diz o Sensei Masaji Taira... "My Karate has no secret only training"

E prontos...
Boa semana e bons treinos.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...