
Esta semana lembrei-me de dar uma vista de olhos na minha biblioteca marcial!
O objectivo???
Encontrar “The Bible of Karate-Bubishi”
Confesso que existe uma secção que me foi sempre indiferente nesta maravilha bibliográfica escrita pelo Sr. Patrick McCarthy. Advinhem qual?
A 3ª parte “Vital Points”, foi uma parte que sempre me passou um bocado ao lado…
Depois do seminário com o Mestre Pantazi, e depois de mais uma vez ele ter falado no livro “Bubishi” decidi dar mais uma vez uma pequena vista de olhos nesta parte:
Segundo ele, existiram dois senhores que tiveram um papel predominante na evolução dos pontos vitais.
Zhang Sanfeng, era um apaixonado pelas artes marciais chinesas e com base nos seus conhecimentos em acupunctura desenvolveu um conjunto de técnicas que se tornaram num tipo de “ultimate self defense”. Criou um conjunto de encadeamento de posturas (Quan/Kata) onde estaria exposto o seu conhecimento sobre pontos vitais, para muitos o que ele criou foi nada mais, nada menos do que o famoso estilo Taijiquan.
Apesar de não ter a certeza em relação a nomes, uma coisa é certa. Certa vez em conversa com um amigo meu de longa data, ele um instrutor bastante conceituado de Kung-Fu, dizia que Taiji era um estilo muito violento, pois grande parte do seu segredo na aplicação prática, era o ataque a pontos vitais.
Zhang Sanfeng (ou lá como se chamava) tinha um grande conhecimento dos estilos fortes e suaves Chineses.
O outro Senhor chamava-se Feng Yiyuan, segundo o livro ele desenvolveu um método de atacar os pontos vitais conhecendo a influência dos ciclos lunares e solares sobre o fluxo sanguíneo…
Não comento, porque não tenho estudos para isso.
Neste senhor o que me chama a atenção é o seu método ter sido desenvolvido para atacar 36 (Sanseru) pontos que poderiam resultar em vários efeitos, tais como…
Magoar, Paralisar, interrupção neurológica (KO), Trombose…
E o resto fica para a semana…