19 de jun. de 2007

Seminário "O estudo da Kata"

Ora, ora…
Este sábado lá fui a um estágio de Kata em São Domingos de Rana, as coisas estavam todas programadas para correr bem.


Bem, para começar, o treino era naquele pavilhão em São Domingos de Rana, que afinal não é em São Domingos de Rana, mas sim em Tires.

Depois, afinal o treino não era só do estilo supremo mas também dos outros estilos menores, ter que levar com, carecas, velhos, gajos de espada, tipos que já não via há anos e pior, indivíduos com mau feitio, é obra.

O treino começou com o estilo supremo, pronto a Kata era a Seisan, uma das minhas Katas preferidas. Até aqui tudo bem, mas o senhor que deu o treino tem mau feitio, apesar de perceber daquilo que faz, tem mau feitio.

Depois lá veio o Shotokan, é pá, porque é que para onde nos viramos aparecem sempre estes tipos?
Pronto o senhor que deu o treino até parecia que sabia o que fazia e dizia, mas era de Shotokan…

Depois veio o outro de Katana na mão. Pelo amor de Deus, Karate e Katanas?
Depois pede para ser empurrado. Que embuste, ele enganou toda a gente, ele não faz Kata Shitei. Como é que ele pode dizer que percebe de Karate?

À hora de almoço tive de comer com eles, não têm conversa nenhuma. Ainda por cima tenho de lhes explicar a verdadeira história de Portugal. Pelo amor de Deus, toda a gente sabe a história.

Da parte da tarde lá fomos treinar novamente. Aqui é que eu tinha uma certa curiosidade, porque em 1990 em Lagos um gajo deu-me 2 mawashis nas costas e um na cabeça e eu fiquei com um rancor que me havia de … não é que eu seja vingativo, mas o tempo o dirá… desta vez escapou, para a próxima logo se vê.

Para finalizar, lá veio um velho rasteirinho. Bolas, agora é que vou ter mesmo que levar com a história da sumidade e ainda vou ter que pagar um ouriço e um café ao Homem.

Brincadeiras à parte, 5 senhores do Karate Nacional, os Mestres Carlos Pereira (6º Dan Shito-Ryu), Álvaro Silva (5º Dan Goju-Ryu), Jorge Rosa (5º Dan Wado-Ryu) e João M. Pinto (5º Dan Shotokan), proporcionaram a todos os presente no seminário “O estudo da Kata – Seisan, Seichan Hangetsu” um excelente presente de mestria, conhecimento e dedicação, demonstrando que o Karate em Portugal tem excelentes instrutores, com um conhecimento muito acima da média.

Durante este encontro fomos brindados com a presença de Jorge Peixeiro, hexacampeão Nacional de Kata. Pronto, confesso, tenho bastante admiração por este atleta, sempre tive um imenso prazer em vê-lo a fazer Kata.

Foi um dia espectacular deu para rever amigos, conversar e treinar. São eventos destes que devemos tentar promover para uma melhor relação inter estilos.

Enquanto se desenrolava este seminário, estavam a ser realizadas as eleições da FNK-P, de um lado concorria João Salgado, do outro Nuno Cardeira.

Creio que uma lista conjunta seria a atitude mais correcta para pessoas que desejam o melhor para o Karate Nacional. No entanto optou-se por concorrer com duas listas distintas, tendo ambas as partes excelentes elementos do Karate Nacional.
Apesar de ter sido “pressionado” a assistir às votações, optei por não ir por diversas razões e o pretexto de treinar era excelente.
Por um lado considero que o João Salgado merece ser o futuro presidente da FNK-P, sendo o culminar de uma vida dedicada ao Karate Nacional.
Por outro lado estava o Nuno Cardeira, uma figura que se tem vindo a afirmar no plano Nacional, que tem vindo a fazer um excelente trabalho.
De um lado tinha o meu amigo Leonardo David do outro tinha o César Silva.
Segundo as noticias, o João Salgado acabou por ganhar por 1600 votos. Desejo-lhe as melhores felicidades, quanto ao Nuno Cardeira, é bom saber que as novas gerações se estão a afirmar e estão a dar luta.

Para finalizar,
No dia 30 de Junho vai se realizar um estágio de Shotokan em Leiria, o anfitrião é o meu grande amigo Sensei Jordão e os instrutores são nada mais, nada menos do que Sensei Peté, Sensei Pula e Sensei Crespo. Com instrutores destes, o sucesso deste evento é garantido, eu só não vou estar presente porque vou realizar um encontro de Kyusho nesse mesmo dia.

Isto é o princípio do fim, eu a anunciar estágios de Shotokan…
Mais dia, menos dia, ainda me apanham a ver o Torneio Internacional da Amadora.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...