18 de jul. de 2010

Receitas rápidas e armários

Pois é...

Estamos quase no final da época.
Por mim fechei esta semana um dos estamines e o outro, fecha só para a semana.

O fim-de-semana passado estive no Algarve a orientar um estágio de Karate Kyusho/Bunkai e só posso dizer bem deste evento.

Quero agradecer publicamente ao Sensei João a excelente recepção e o excelente ambiente...

Domo Arigato!

Como não podia falou-se de diversas coisas, umas relacionadas com o Karate e outras também não.

Quando da minha chegada à capital, eis que sou abordado por diversos temas e opiniões, uma conclusão...

As pessoas gostam de receitas rápidas, tipo, "8 repetições ganhas massa, 15 repetições secas"...

Esta foi adquirida durante uma das conversas da praia para o campismo... :)

Adiante...

O povão em geral (aquela meia dúzia de três ou quatro) gosta de classificar as pessoas, segundo o seu standard, ou mesmo visão, a maior parte deles não vê nisso uma excelente oportunidade para mostrar a sua... digamos... estupidez!

Neste momento estamos perante uma "revolução" institucional, há muito que deixámos de ser Instrutores, para passarmos a ser treinadores.

Pessoalmente é me indiferente como me chamam, desde que não me chamem "Pai".
Por mim... está-se bem, ou então como se diz aqui na terra do surf... "tranquilo".

Grande parte das pessoas, pelo menos as mais "limitadas", gosta de classificar as pessoas, encaixando-as em 2 tipos de prateleiras...
Este gajo é muito bom e aquele é uma mer#&... Sorry.

Aqui vai uma pequena lição de mobiliário... existem diversos tipos de armários e cada armário tem diversas prateleiras e gavetas...

Quando se classifica alguém, principalmente acima de... sei lá , 6º Dan, é preciso ter alguma sensibilidade e acima de tudo inteligência ao comparar essa pessoa com outra...

Existe uma pequena piada no seio do Kyusho e que fala de um Mestre que um dia dá os parabéns a um aluno, dizendo....

Parabéns, já sabes tudo o que te ensinei... Mas não sabes o que eu sei.

Uma coisa é assimilarmos aquilo que nos ensinam, outra é desenvolvermos aquilo que nos mostraram...

Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Tomado por exemplo a Kata Saifa, quando nos ensinam a Kata, temos de a fazer segundo um padrão, estabelecido por alguém. Passados uns anos desenvolvemos a nossa própria forma e intenção de a fazer, no entanto continuamos presos à forma (é natural).
Com o passado dos tempo, largamos a forma e desenvolvemos a nossa "forma" de executar...

Em "Jap" isto é mais ou menos o conceito de Shu Ha Ri, um destes dias faço uma postagem mais profunda sobre isto.

Quando chegamos a um determinado nível, devíamos ter a inteligência para dizer que não existem verdades absolutas, nem colocar pessoas em cima de pedestais...

Vamos fazer um pequeno teste de visualização...

Fechem os olhos...
Imaginem o vosso Mestre...
Olhem para a cara dele...
Agora...
Imaginem que ele está de cócoras num daqueles buracos Japoneses...
Com prisão de ventre...
Com uma cara de sofrimento para largar o "ovo".

Pois é...
O Mestre é Humano, de certeza que tem defeitos e virtudes como todos nós e também dá “puns” como nós... pronto, agora está tudo desmistificado, os meus alunos acabaram de saber que eu dou “puns”...e mal cheirosos.

Como diz o Sensei Armando, há Mestres e Mestres (ver o Blog), mas como diz um amigo meu, acredito que tenham muito para me ensinar, eu é que não quero aprender.

Isto tudo apenas serve para dizer isto...
Quando atingimos um determinado nível, devemos ter cuidado com o que dizemos e idolatramos, se não, esse nível não corresponde ao nosso conhecimento.

Lembram-se da frase inicial?
8 rep dá massa 15 seca.

As pessoas gostam de receitas rápidas, coisas que possam meter dentro da frigideira, mexer ligeiramente e "Voilá"

Já há bastantes anos que deixei de ter a fotografia do fundador do estilo na parede do Dojo, continuo a achar que é importante ela estar lá, no entanto muita gente (quando falo disto é de instrutores) não sabe a data de nascimento do homem.

Nas Kata, muita gente não sabe a tradução do nome, nem o seu significado, muitas vezes nem sabe apontar os "pontos-chave da sua execução.

Vamos fazer um pequeno concurso:
Quem consegue apontar uma característica idêntica entre a Kata Sepai e a Kata Suparinpei?

Quem conseguir apontar essa semelhança, ganha uma t-shirt. (Kaizen)!

Enfim, é mais confortável andar atrás dos outros do que traçar o seu próprio caminho.

Hoje estiquei-me, já não vinha aqui há bastante tempo.

Para a semana há mais, vou fazer uma pequena alteração em relação ao Blog, vou passar a enviar notificações de novas postagens...

Esta não é original, vou copiar do Sensei Armando.

Bem, e assim me despeço até a uma próxima...
αντίο και έχει ήδη

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...