22 de mar. de 2009

Kushanku/ Kanku

Como sabem eu sou um “Kata freak” e neste momento ando a fazer uma pesquisa sobre a Kata Kushanku.

Kushanku era um mestre de artes marcias Chinesas, “Shaolin Quanfa” do Norte (??) e segundo algumas teorias, esteve em Okinawa entre 1756 – 1762. Fazia parte de um programa conhecido como “36 familias”, onde algumas famílias de Chineses eram enviadas para Okinawa, com o fim de ensinar diversas artes, leia-se profissões.

O nome de Kushanku surge nas “Notas de Oshima” (Oshima-hiki). Em 1762 um barco do clã Satsuma, naufragou junto a Toma e ficaram retidos nessa zona cerca de um mês. Um letrado decidiu escrever umas notas acerca da experiência e relatou que ficou admirado com um Chinês chamado Ko Shang Kun, que realizava demonstrações de “Kempo” com alguns alunos.

Kushankun teve provavelmente 3 alunos, Shionja (??), Chatan Yara e Sakugawa Kanga.

Provavelmente a kata foi criada para transmitir os conhecimentos de Kushanku aos seus pupilos e existe uma teoria que diz que esta Kata inicialmente não tinha nome. Posteriormente terá sido dado o nome de Kushanku em honra do criador deste “set” técnico.

Hoje em dia executam-se diversas Kushanku (ex. Sakugawa No Kushanku, Chatanyara No Kushanku, etc.). Em 1930 o Mestre Funakoshi altera o nome de Kushanku, para Kanku,

O Mestre Funakoshi treinou com Itosu Anko, que por sua vez foi aluno de Sakugawa Kanga.
O Sensei Itosu, modificou e desenvolveu a Kata, criando mais tarde 3 outras (Kushanku-Dai, Kushanku-Sho e Shio-Kushanku(?) )

Bem, isto tudo por quê?
Afinal eu até faço Goju Ryu…
Bem, quarta-feira, coloco mais informação aqui.

Até lá…

Sayonara (adoro fazer isto).

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...