22 de mar. de 2009

Kushanku – Kanku Dai 2ª parte

Para alguns investigadores marciais, Kushanku foi o “pai” do hikite.

Segundo as “notas de Oshima”, utilizava um particular método de ataque, com uma mão controlava os adversários e com a outra executava batimentos.

Existem diversas teorias em relação a este método de ataque:

1ª – Durante o “stress” do combate corpo-a-corpo existe a necessidade de controlar a cabeça do adversário e se conseguirmos localizar a cabeça do adversário, os atemis serão mais acertivos.

2ª – A mão que não ataca, desobstrui quais quer obstáculos (braços, pernas, mãos, …) que se encontrem à frente dos “alvos” a atingir.

Há quem defenda que o mestre Kushanku era bastante versado em luta corpo-a-corpo, por isso não se a exclui que muitas técnicas da Kata, sejam projecções e estrangulamentos.

A titulo pessoal, se para alguns, o mestre Kushanku foi o “pai” do hikite e tendo em conta que, segundo algumas teorias, ele trabalhava bem a curta distância, o hikite passava a ter uma outra dimensão, não servia apenas para “armar” um ataque, mas sim para puxar algo.

Recordo-me de um treino de luta Chinesa que fiz com o mestre Pedro Rodrigues (YMAA). Num dos exercícios que treinámos, com o cinto ele socava com uma mão e com a outra fazia um “hikite”. O objectivo era gerar o máximo de potência com os dois movimentos antagónicos. No final o que se estava a treinar era uma iniciação a uma projecção tipo “uchi-mata”.

A Kata Kushanku é uma Kata bastante longa e era uma das preferidas do mestre Funakoshi. Durante a introdução do Karate na ilha principal do Japão, o Mestre alterou alguns nomes de Kata e esta foi uma delas, mudou o nome para Kanku Dai, Kanku significa “olhar o céu”.

Neste momento estou a trabalhar umas sequências desta Kata. É uma excelente forma de trabalhar Kihon e “sair” um pouco do trabalho de base da técnica de Goju.

A titulo informativo, estive no Cacém no dia 3 de Abril pelas 20H00 na escola Gama Barros a convite do Mestre João Gonçalves, abordámos a “Bunkai” desta Kata, pelo menos 2 ou 3 movimentos.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...