5 de nov. de 2013

Mudança (1)

"O homem razoável adapta-se ao mundo; o homem pouco razoável insiste em tentar adaptar o mundo à sua pessoa. Portanto... , todo o progresso depende do homem pouco razoável."

Esta frase define a evolução do Karate per si. Desde os primórdios do tempo que o Karate tem vindo a mudar, a prova disso são as artes marciais chinesas. O Karate deriva das artes marciais chinesas, nisso (quase) toda a gente concorda, com as devidas adaptações e interpretações, mas derivam e em relação a isso, ponto final.

Evocar a tradição  é uma excelente forma de esconder a ignorância e a falta de conhecimento, pois se olharmos para a história do Karate, a tradição e mesmo a história, tem-se vindo a adaptar ás "novas descobertas". Hoje em dia, dizer que o Karate Shotokan é karate tradicional e o Mestre Funakoshi é o pai do Karate, é uma estupidez enorme e uma demonstração total de ignorância, no entanto, essa afirmação feita nos anos cinquenta, significava uma verdade quase absoluta.

Desde os princípios dos tempos, os mestres de Karate (aqueles mesmo a sério), eram pessoas inconformadas, a prova disso é a evolução do estilo Goju Ryū. O mestre Chojun Miyagi foi o primeiro mestre da altura a criar um método de aquecimento (yubi undo), lógico e sequencial.

(Quase) toda a gente reconhece que o Sensei Kanryo Higaonna alterou a kata Sanchin, diz a tradição (oral), que ele fechou as mãos à Kata...

No entanto e para não fugir á tradição eu digo que não foi só isso, acredito que tenha cortado parte da Kata, tal como Chojun Miyagi fez à posteriori ...

Analisando a Kata Kanryo Higaonna no Sanchin, com a Sanchin de Uechi Ryū (na minha opinião é a forma mais próxima do que se fazia no passado), notamos que faltam nitidamente partes da Kata.

Na minha opinião, para analisarmos o núcleo/raiz do estilo Goju Ryū, temos de compartimentar as kata em grupos (vou excluir as kata criadas pelo Sensei Chojun Miyagi (??).)

Grupo A
Sanchin
(versão Kanryo Higaonna)


Grupo B
Sanseru, Seisan, Suparimpei
(divido este grupo baseado no kihon e embusen das kata)

Grupo C
Saifa, Seiyunchin, Shisochin, Sepai, Kururunfa
(divido este grupo pelo diferente kihon na sua generalidade) 

Segundo a tradição oral, no passado eram ensinadas 2 ou 3 kata, consoante o nível e evolução do aluno. Certos alunos afirmavam que o Sensei Kanryo Higaonna apenas ensinava as kata do grupo A (kihon kata) e as do grupo B.

Se isso era verdade, de onde surgem as kata do grupo C?

Vamos complicar a coisa um pouco mais ... Vamos criar mais um grupo.

Grupo D
Sanchin, Tensho, Gekisai 1 e Gekisai 2
(todas estas kata são criadas ou revistas por Chojun Miyagi)

Porquê a necessidade de criar este grupo (D) de Kata?
Em relação às kata Gekisai, toda a gente sabe e reconhece (??) que foi uma tentativa de institucionalizar o Karate epermitir uma consequente massificação do mesmo. 

Em relação à kata Sanchin, a justificação dada... Trabalhar mais passos para trás e treinar a percepção à retaguarda ... Será válida?

E a kata Tensho?
Foi para criar a versão "soft" do estilo???

Vamos supor que as kata do grupo "C" são kata "complementares" às do grupo "B"... 

As grandes questões serão, complementar o quê?

1. Solidificar técnicas executadas nas kata anteriores?
2. Complementar o estilo com técnicas que não existem nas outras kata?

Estas e outras questões nunca passarão de suposições, apenas isso.

Continua... mas só para a semana.

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