19 de set. de 2010

O inicio e formações

Este início de época está a ser particularmente difícil, a Rafaela iniciou uma nova etapa nos estudos escolares e isso significa mudanças, mudanças de rituais e horários…

Depois a “fábrica”…

Estamos numa fase de reestruturação e acumular de funções.

Esta semana terminou para mim, com mais um curso de Defesa Pessoal.

O pessoal foi espectacular, empenhou-se de corpo e alma. Este curso teve uma duração de 10 dias com 6 horas de treino diário… Duro!!

Durante as férias comprei diversos DVD e ofereceram-me outros tantos e “prontos” sinto-me um pouco rendido ao trabalho do Sr. Pierluigi.

Não considero que o trabalho que ele faz, seja o futuro da formação, no entanto e vendo o trabalho apresentado, acho que é uma mais valia no trabalho de posições nos escalões de formação.

Já que estamos a falar de escalões de formação e só para ser do contra aconselho vivamente a fazerem uma pesquisa por Alain Foltzer. Este Sr. é responsável pelo site www.infokarate.com e no seu site contem diversos dvd`s de apoio pedagógico.

Apesar de andar longe do Blog, isso não significa que ande longe do Karate nem do Kyusho, bem pelo contrário.

No dia 23 de Outubro, a Kaizen vai organizar um seminário sobre o treino de “Crianças e Jovens Karatekas”.

Conscientes das nossas fragilidades decidimos promover um seminário com o melhor que existe em Portugal na área da formação e para isso convidámos os Sensei`s João Dias, Joaquim Gonçalves, Armando Inocentes e Ricardo camisão.

Vamos ter diversas “surpresas” neste evento.

Estou prestes a assinar um “protocolo” com uma instituição para a realização do Gasshuku Europeu da Goju-Ryu Karate International em Portugal e se as coisas se realizarem como nós (Kaizen) desejamos, é muito provável que o Gasshuku de 2011 seja um evento a não esquecer durante os próximos anos.

Terminei o meu trabalho sobre a Kata Saifa.

Este trabalho vai ser apresentado na Alemanha, durante a Convenção da Kyusho International. Foca as vertentes mais tradicionais do Karate com ataques “ à lá Karate”, mas também tem trabalhos pouco convencionais, tipo defesa pessoal, com defesas a ataques menos tradicionais, para um Karateka… tipo “Street fight”.

Adicionalmente ao trabalho de Saifa, vou mostrar na Alemanha, um trabalho sobre a Kata Jion… mais ou menos nos mesmos moldes.

Para terminar, no próximo fim-de-semana vou estar em Olhão a orientar um seminário de Kyusho, vamos trabalhar defesa pessoal, Kyusho táctico e claro… Bunkai (se alguém o desejar).

Um forte abraço e aquele Sayonara, Good Bye Maria Ivone.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...