5 de fev. de 2010

Artistas Marciais...parte II

De malas aviadas para Frankfurt e desta vez para orientar um Seminário de Aplicação do Kyusho no Kata.

Eis que me vejo na obrigação de cumprir o que prometi...

A postagem seguinte!!

O que o Karate tem em comum com as modalidades desportivas, é nada, niente, nothing, rien, néstum.

Faz parte da natureza humana competir.

Competimos para ser mais fortes, mais rápidos, etc....

Quando se fala de Karate como desporto, gosto de o comparar a uma dança.

A dança é uma forma de expressão corporal, certo?

No entanto existem competições de dança (danças de salão, Hip Hop, etc...).

Apesar disto, ninguém fez cavalo de batalha tornar a dança num desporto.

Além da questão se o Karate é um desporto, uma arte marcial ou "what ever", creio ser fundamental encontrar e desenvolver modelos pedagógicos para a prática do Karate como modalidade.

Uma das grandes lacunas em Portugal, prende-se com o facto de não haver grande formação na área do Karate Infantil.

O "MEU" Karate é Marcial, no entanto esse Karate só é ensinado (no meu caso) a quem o pretende aprender.

Como diz o meu amigo Giannola, "Já sabes tudo o que te ensinei, mas não sabes tudo o que eu sei".

O (meu) Karate Marcial, não é um Karate de violência, nem um Karate de "Luta" é um Karate "Shiai kokoro kamae".

É um estado de espírito (Kokoro) competitivo (Shiai) de forma a melhorar as minhas capacidades de alerta (Guarda - Kamae).

Não ando na rua à espera que me ataquem, nem ando de Katana debaixo da gabardina "à La Highlander".

Tento estar alerta e ter a percepção do que me rodeia e tento melhorar essa capacidade todos os dias.

Este fim-de-semana vou abordar um tema interessante em Frankfurt, a aplicação do Kata de Karate em defesa pessoal tendo em consideração os tempos em que vivemos, num estado de direito.

Espero que continuem a seguir este Blog, na terça-feira faço uma próxima postagem.

Até lá ...

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...