25 de mai. de 2009

Ao encontro de um sorriso




Existem acções que são sempre nobres.

Apesar desta não ter sido a primeira acção beneficente efectuada por Karatekas, a mesma teve um gosto muito especial, pois estive indirectamente ligado.

Desta vez a ideia foi do Sensei Marco Cruz e teve os apoios da Casa do Povo de Corroios e da Junta de Freguesia.

A instituição contemplada foi a "
Ao encontro de um sorriso"!

Com uma participação de cerca de 100 participantes, a forma de pagamento de todos nós foi em géneros alimentares (1L de leite, 1 pacote de arroz e um pacote de massa).


O resultado?

Leite 219 lt, Arroz 181 kg, Esparguete 84,5 kg,
Massas 18,5 kg, Feijão 5,25 kg, Açúcar 4 kg, Farinha 1 kg, Atum 1,5 kg, Grão 0,5 kg, Bolachas 15 Emb., Cereais 1 Emb., Salsichas 50 uni..

Apesar de, pelo que me consta, não se ter conhecimento oficial de actividades deste tipo, as mesmas não são assim tão pontuais.

Fui recentemente convidado pelo Mestre João Coutinho a participar num evento muito semelhante.

Seria importante divulgar mais este tipo de actividade.

Falava eu a semana passada com um alto dignitário da Federação que a Instituição "máxima" do Karate nacional devia ter uma maior preocupação social.

Neste momento de crise que se vive, existe a necessidade de sermos mais interventivos na sociedade, tornando a modalidade mais visível e acima de tudo para educarmos os mais novos no sentido de uma maior consciência social.

Por falar em consciência social... Aqui vão uns recados...

Existem diversos tipos de experiências, as agradáveis e as novas.

Muitas vezes temos de pensar um pouco mais no grupo e menos em nós.

Eu por exemplo, não gosto muito de sopa, no entanto tenho de a comer regularmente para dar um bom exemplo aos meus filhos.

Não é a sair da mesa a meio da refeição que vou dar um bom exemplo e muito menos a não me sentar à mesa na hora das refeições.

Infelizmente tinha de colocar isto aqui, sorry.

Falando de coisas boas o E63 é uma MAQUINA, ele escreve, ele filma, enfim, só falta aquecer comida.

Esta semana estive a treinar uma sequência nova e partilhei com o pessoal que apareceu no estágio do Sensei Marco. Durante a semana vou colocá-la no
Youtube.

Muito obrigado ao Sempai Dinis por ter disponibilizado um olho e ao Rui Martins por ter utilizado a MAQUINA para filmar.

Brevemente vai surgir um GRANDE evento e o "Je" vai participar.

Estamos à espera de umas confirmações por parte dos Instrutores.

Posso já dar umas dicas em relação ao que se vai passar...

Kata e Bunkai, Kobudo (Bo-Jutsu) e Kyusho!!!

Para estarem mais informados consultem o portugalbudosai.wordpress.com, porque o blog vai ser actualizado de uma forma regular.

Vai ser um evento inter-estilos brutal!

18 de mai. de 2009

III Torneio de Karate J. F. da Mina


Com uma presença de cerca 70 participantes, realizou-se o III Torneio de Karate da Junta de Freguesia da Mina. A organização esteve a cargo do Ginásio Clube da Amadora e teve o apoio da ACRD de Carenque.

Apesar deste ano ter tido uma modesta participação de alunos na parte que me toca, fiquei muito contente com a participação de todos, em especial com a do Diogo Viana.


Há derrotas que são verdadeiras vitórias e no caso do Diogo a simples execução do Kata em público é já uma grande vitória.



Tenho andado afastado da Blogoesfera devido a problemas no meu portátil, no entanto esse problema está ser resolvido e neste momento estou a escrever o Blog no meu "SmartPhone Nokia E63", espero começar a postar com mais regularidade.


Sim, eu sei, sou um exibicionista, mas consigo viver bem com isso.


Sayonara.

14 de mai. de 2009

KATA

Os Katas são a ética do Karate. Neles se encontra o espírito do Karate, sem o qual é impossível compreender-lhe o alcance.



O Kata é, ao mesmo tempo, um conjunto de técnicas fundamentais, um método de estudo especial e uma forma de treino rigorosamente posta em código, a fim de transmitir de geração em geração a técnica, o espírito e os fins do Karate.







Mas o mais importante é o que escapa a um olhar menos experiente: O estado mental.





Em todos os Katas, cada movimento tem um lugar bem determinado no desenrolar das técnicas. Esta ordem é imutável.




O essencial é executar o Kata de uma forma cerimoniosa, é certo, mas muito natural e muito verdadeira. O que conta é a autenticidade da acção. Não é menos verdadeiro que o Karateka deverá, constantemente, aliar à eficácia das técnicas a beleza dos gestos.


Um Kata perfeito é a reunião harmoniosa de uma sucessão de técnicas eficazmente executadas com sinceridade e de uma real estética na atitude e nos movimentos.

6 de mai. de 2009

A missão do Karate

Não é uma postagem original, no entanto ...

A Missão do Karate e de todos os seus "representantes" é o ponto vital de tudo o que fazemos.

  • A Missão vem acima de tudo o resto.
  • A Equipa segue-se-lhe em grau de importância.
  • Finalmente, o Indivíduo e as suas expectativas serão melhor satisfeitas quando os dois primeiros aspectos melhor se interligarem.

Quando mantemos uma clara focalização na importância cimeira da Missão, os indivíduos verdadeiramente siceros irão destacar-se e ser reconhecidos.Estes serão os elementos que irão defender a Missão acima de tudo e darão suporte à Equipa.

Tudo isto irá construir uma organização mais forte que terá sucesso na missão que é a de ajudar o maior número de pessoas.

A missão é:
"Ajudar o maior número de pessoas possiveis através do Karate"

Bonito "né"?
Gostava de ter sido eu a escrever isto...

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...