Falava eu de Feng Yiyuan e de Zhang Sanfeng,
Diz-se que Zhang Sanfeng, desenvolveu um sistema com 72 pontos.
O método utilizado pela escola de Shaolin tinha desenvolvido um método com 108 (Peichurrin/Suparinpei) formas (Kata?) de atacar os pontos.
Diz a tradição (oral) que para memorizar todas as sequências foram mais tarde criadas novas formas e que lhes foram atribuídos diversos nomes:
Seisan (13), Seipai (18), Sanseru (36), etc…
Uma das coisas que me sempre intrigou foi o Kanji “Te” sempre presente nos nomes das Katas, apesar de estar lá não é lido… estranho… não?
Andava a fazer umas pesquisas no Youtube em relação a Katas e vai daí que descobri um vídeo do Sensei Shinpo Matayoshi, grande Mestre de Kobudo, e quando ele anuncia a Kata diz “Hakkucho no Kata…Karate”… Estranho… não?
Adiante,
Para o mês que vem espero ter o site a trabalhar a 75%, com isto quero dizer, que brevemente espero ter uns vídeos disponíveis no mesmo…
O conteúdo? Kata “Breakdown”, Bunkai, Bunkai e Bunkai…
Neste momento estou a escrever esta “crónica/pensamentos” porque já fiz a malinha de cartão…
Esta noite (7 de Maio) vou de partida para Barcelona para mais uma actividade, espero trazer novidades para o “people” aqui da terra.
Até ao meu regresso!
Sayonara!
Good bye Maria Ivone
8 de mai. de 2008
Todo o trabalho merece ser remunerado de forma justa
Como instrutor/mestre (Treinador) de karate, é frequente deparar-me com um dilema que muitos colegas também enfrentam: a questão do dinheiro...
-
No fim-de-semana passado durante uma explicação (mais opinião do que explicação), eis que me sai o nome tora guchi… e durante uns micro segu...
-
Ora cá estamos nós mais uma vez... Esta semana foi mais curta, um feriado pelo meio vem sempre a calhar e nesta altura do ano é sempre sinón...
-
No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...