8 de mai. de 2008

108 (Peichurrin)

Falava eu de Feng Yiyuan e de Zhang Sanfeng,

Diz-se que Zhang Sanfeng, desenvolveu um sistema com 72 pontos.

O método utilizado pela escola de Shaolin tinha desenvolvido um método com 108 (Peichurrin/Suparinpei) formas (Kata?) de atacar os pontos.

Diz a tradição (oral) que para memorizar todas as sequências foram mais tarde criadas novas formas e que lhes foram atribuídos diversos nomes:
Seisan (13), Seipai (18), Sanseru (36), etc…

Uma das coisas que me sempre intrigou foi o Kanji “Te” sempre presente nos nomes das Katas, apesar de estar lá não é lido… estranho… não?

Andava a fazer umas pesquisas no Youtube em relação a Katas e vai daí que descobri um vídeo do Sensei Shinpo Matayoshi, grande Mestre de Kobudo, e quando ele anuncia a Kata diz “Hakkucho no Kata…Karate”… Estranho… não?

Adiante,

Para o mês que vem espero ter o site a trabalhar a 75%, com isto quero dizer, que brevemente espero ter uns vídeos disponíveis no mesmo…

O conteúdo? Kata “Breakdown”, Bunkai, Bunkai e Bunkai…

Neste momento estou a escrever esta “crónica/pensamentos” porque já fiz a malinha de cartão…

Esta noite (7 de Maio) vou de partida para Barcelona para mais uma actividade, espero trazer novidades para o “people” aqui da terra.

Até ao meu regresso!

Sayonara!

Good bye Maria Ivone

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...