19 de mar. de 2008

2 amigos chamados neu ronio

Muito se tem falado de Kyusho nesta ultima semana. Toda (alguma) a gente gosta de meter a colherada, a primeira coisa que perguntam quando se fala de Kyusho é:

E o “no-touch”?
Aqui vai a minha resposta:

- “ZZZZZZZZZZZZZZZZ…”

Adiante, o único Kyusho que eu faço, é compreensível a todos os mortais minimamente interessados e inteligentes.

A pedido de varias famílias, aqui vai uma explicação fundamentada…

O Sistema Nervoso (SN) de um ser humano coordena a actividade muscular, monitoriza os orgãos, inicia acções musculares.

Está toda agente em sintonia?

O sistema nervoso autónomo (SNA) é a parte do SN que está relacionado com o controlo da vida vegetativa, controla funções como a respiração, temperatura corporal, digestão.
O SNA é responsável pelas respostas reflexas, apesar de se chamar autónomo, não é independente do SN, está directamente interligado com o hipotálamo.

Ainda estão aí?

Respostas reflexas (RR) ou comportamento respondente são um tipo de interacção em que a resposta é vinda logo após a apresentação de um estimulo…

Hei…acorda!!!

Existem dois tipos de RR, o não-condicionado e o condicionado, o Kyusho trabalha principalmente sobre a resposta não condicionada que é uma resposta automática imediata ao estímulo. Estas respostas são automáticas e não requerem aprendizagem, além de serem aparentemente comuns em todas as espécies (aqui não concordo com os Cientistas, no parágrafo abaixo vão perceber). A relação entre o estímulo e a resposta não-condicionada é conhecida como reflexo não-condicionado …
O mais engraçado é que para o SN funcionar tem de existir dois neurónios e neste momento existe muita cabeça que está a procura do segundo, por isso vou parar por aqui e continuo na sexta-feira

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...