29 de nov. de 2011

Graduações - 2

Neste momento, existem diversos métodos de ensino lúdico de Karate, mas … não nos devemos esquecer daquilo que praticamos (Goju, Shito, Shoto, Wado, etc … ).


É cada vez mais comum ouvir falar do 5º estilo, as pessoas que falam do 5º estilo falam do quê?


Shorin-ryu, ueshi-ryu, Sohei-ryu, Kyokushinkai, kyokushinkan, isshin Ryu… se calhar não sabem do que falam, se calhar não sabem nem querem saber da diferença cultural que existe no Karate.


O que nos diferencia é o que nos une.


Um dos “issues” que eu vejo neste momento, tem a ver com as graduações. Cada vez mais aumenta o grupo de treinadores que valorizam cada vez mais a vertente competitiva, deixando para mais tarde a “outra” vertente (podemos chamar tradicional).


Não acho mal, é uma questão de opção. Agora a questão que se coloca é a seguinte…


Onde se vão enquadrar os alunos e as diversas graduações?


É obvio que a progressão e o reconhecimento dos resultados obtidos sejam devidamente compensados, no entanto será prudente ou mesmo justo, reconhecer e certificar/graduar ambos os praticantes da mesma forma?


O que é que os vai distinguir?


Um praticante que se dedica exclusivamente ao Kumite WKF, deverá receber o mesmo reconhecimento do praticante que se dedica à Kata WKF?


A valorização técnica será a mesma???


Um praticante que se dedique à prática WKF deverá ser recompensado da mesma forma que um praticante que se dedica à tal “outra” prática?


Como os “issues” devem ser combatidos e prevenidos no inicio, esta matéria leva-nos a uma outra questão…


Será prudente adaptar o curriculum técnico infantil à realidade de hoje?


Será que aqueles que “dividiram” os cintos e consequentemente o curriculum em dois estavam correctos?


Em relação à última questão, acho que não.


A realidade de hoje é diferente da de ontem, temos mais crianças a treinar Karate (daquelas que têm entre 5 e 10).


Continua ...

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...