3 de nov. de 2010

Cá vou eu ... Outra vez!!

Cá estou eu novamente…

Com as malas prontas para a Convenção da Kyusho International, onde irei apresentar um trabalho de Bunkai das Kata Saifa e Jion, Defesa pessoal no Feminino.

Na semana seguinte vou “regressar” aos encontros de Lisboa e Porto, onde irei começar a desenvolver um trabalho da Kata Pinan Shodan/Heian Nidan.

Depois de umas semanas meio stressado com a organização do seminário “Da criança ao jovem Karateka”, eis que vejo mais esta etapa como ultrapassada.

Segundo os participantes, o seminário foi um verdadeiro sucesso, com três formadores de luxo (com uma grande experiência na área da formação na FNK) e a projecção de um novo formador (Nuno Santos) que promete dar cartas na área do Karate Infantil.

Com a presença de instrutores dos diversos estilos de Karate (pelo menos os que tem mais representatividade na FNK-P), foi um dia bem passado.

A Kaizen e os seus instrutores estão de parabéns!

Os meus agradecimentos pessoais à FNK-P, na pessoa do seu Presidente, que acreditou neste projecto/preocupação, que é transversal a todos os estilos e organizações.

Sem o seu apoio não seria possível realizar esta formação.

Existem algumas ideias que ficaram no ar e precisam de ser mais aprofundadas por todos os intervenientes.

Algumas realidades…

Cada vez mais temos mais Crianças a treinar Karate.

As formas de treino tradicional, não estão preparadas para o treino de crianças.

Existe a necessidade de criar/semear o futuro do Karate.

Apesar dos modelos baterem sempre na mesma tecla, a competição, acredito que existe um equilíbrio e objectivo comum no modelo apresentado pelo Seleccionador Nacional: a necessidade de dotar os nossos alunos com mais capacidades físicas de forma a poderem melhorar as suas capacidades técnicas.

Algumas ideias:

Existe a necessidade de criar um curriculum de Karate Infantil, sem cair no erro do facilitismo e não abandonar o treino de Karate…

Não é fácil… mas também ninguém disse que era fácil.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...