Neste momento, existem diversos métodos de ensino lúdico de Karate, mas … não nos devemos esquecer daquilo que praticamos (Goju, Shito, Shoto, Wado, etc … ).
É cada vez mais comum ouvir falar do 5º estilo, as pessoas que falam do 5º estilo falam do quê?
Shorin-ryu, ueshi-ryu, Sohei-ryu, Kyokushinkai, kyokushinkan, isshin Ryu… se calhar não sabem do que falam, se calhar não sabem nem querem saber da diferença cultural que existe no Karate.
O que nos diferencia é o que nos une.
Um dos “issues” que eu vejo neste momento, tem a ver com as graduações. Cada vez mais aumenta o grupo de treinadores que valorizam cada vez mais a vertente competitiva, deixando para mais tarde a “outra” vertente (podemos chamar tradicional).
Não acho mal, é uma questão de opção. Agora a questão que se coloca é a seguinte…
Onde se vão enquadrar os alunos e as diversas graduações?
É obvio que a progressão e o reconhecimento dos resultados obtidos sejam devidamente compensados, no entanto será prudente ou mesmo justo, reconhecer e certificar/graduar ambos os praticantes da mesma forma?
O que é que os vai distinguir?
Um praticante que se dedica exclusivamente ao Kumite WKF, deverá receber o mesmo reconhecimento do praticante que se dedica à Kata WKF?
A valorização técnica será a mesma???
Um praticante que se dedique à prática WKF deverá ser recompensado da mesma forma que um praticante que se dedica à tal “outra” prática?
Como os “issues” devem ser combatidos e prevenidos no inicio, esta matéria leva-nos a uma outra questão…
Será prudente adaptar o curriculum técnico infantil à realidade de hoje?
Será que aqueles que “dividiram” os cintos e consequentemente o curriculum em dois estavam correctos?
Em relação à última questão, acho que não.
A realidade de hoje é diferente da de ontem, temos mais crianças a treinar Karate (daquelas que têm entre 5 e 10).
Continuarmos com os curriculum divididos em dois seria parar no tempo e não avançar com um curriculum infantil seria parar no tempo. Mas atenção, tudo deve ter um peso e uma medida …
Acho que para ser cinto negro deva existir uma idade mínima, é minha opinião que um jovem com 16 anos tenha capacidade para ser Shodan (1º Dan), um jovem com uma idade compreendida entre os 13 e os 15 anos poderá ter capacidades para atingir um Junior-Shodan.
Mas para falarmos nestas graduações temos de nos preparar com antecedência, para não surgirem problemas…
Continua …