24 de mai. de 2010

Treinos e treinos...

Já à muito tempo que não passava por aqui, tenho andado com falta de tempo e acima de tudo, de inspiração. Por motivos pessoais não vou fazer o que tinha prometido, não vou falar da Federação.

Este fim de semana estive no estágio de Kobudo do Mestre João Coutinho, descobri uma nova vocação marcial, vou aproveitar os útensilios para ir semear batatas, meu Deus! Que tosco que eu sou.

Fica desde já prometido ao meu amigo Mestre João Coutinho que vou tentar treinar um pouco mais, apesar de tudo, fiquei bastante entusiasmado com esta prática, para quem faz Karate é um excelente complemento.

Esta semana entrámos na recta final para o estágio com o Sensei Kevin Nason, o super-karate.ka David Alves está empenhado na preparação do exame para cinto negro.

Hoje fizemos um treino à super-karate, depois de um aquecimento tipo MMA, eis que fez a Kata Sanchin 3 vezes, Shisochin 3 vezes, Seiyunchin 3 vezes, Sandan Uke Harai Ichi, Sandan Uke Harai Ni. Vamos lá ver como vão correr as coisas no dia do exame.

No outro dia falava com os meus cintos negros e castanhos sobre as diferenças entre um 1ºKyu e um 1º Dan, a grande diferença é a gestão de esforço.

Um dos exemplos que eu gosto de dar, tem a ver com a execução da Kata Shisochin, um Karateka com alguma experiênçia não se deixa levar pela emoção dos Ude Osae, consegue fazer uma boa gestão do ritmo da Kata.

Este é um assunto a explorar mais tarde...

Se tudo correr bem, no final deste mês, vai surgir o primeiro Atelier "super-karate", este vai ser o primeiro passo de um grande desafio, vamos ter Karate, Defesa Pessoal, estou a ver se existem pessoas para um programa "super-karate workout". Mas isto é um assunto para explorar mais tarde... (também).

Todo o trabalho merece ser remunerado de forma justa

Como instrutor/mestre (Treinador) de karate, é frequente deparar-me com um dilema que muitos colegas também enfrentam: a questão do dinheiro...