Dizia eu na
minha última postagem que classificava as kata em grupos (A, B, C, D).
Na minha opinião o "grupo" A (Kanryo Higaonna no Sanchin) é a base do sistema e as kata do grupo "B" (Sanseru, Seisan, Suparimpei) são a ramificação do sistema.
Na minha opinião o "grupo" A (Kanryo Higaonna no Sanchin) é a base do sistema e as kata do grupo "B" (Sanseru, Seisan, Suparimpei) são a ramificação do sistema.
Este grupo
tem o kihon e o embusen muito semelhante, tendo em consideração que a última
kata é a forma mais avançada do sistema, por isso é que o embusen da kata
inclui movimentos a 45 graus, as outras duas kata são executadas dentro de um
padrão em + (cruz).
Uma das características deste grupo de kata é o facto de começarem as 3 da mesma maneira e as técnicas, vistas de uma perspectiva "bunkai", serem muito semelhantes. Uma característica, que passa completamente ao lado da grande parte dos praticantes destas kata é o facto de todas elas serem assimétricas.
Uma das características deste grupo de kata é o facto de começarem as 3 da mesma maneira e as técnicas, vistas de uma perspectiva "bunkai", serem muito semelhantes. Uma característica, que passa completamente ao lado da grande parte dos praticantes destas kata é o facto de todas elas serem assimétricas.
Este facto leva-me a querer que o "designer" é o mesmo.
Quando
analisamos uma kata, deveríamos ter em mente o "design" da mesma...
Parte inicial
O corpo da kata
E por fim a parte final
Parte inicial
O corpo da kata
E por fim a parte final
Numa outra
postagem farei a minha leitura/análise das kata de Goju...
Se formos a avaliar o grupo C, reparamos que elas contem no seu "corpo" diversos elementos ligeiramente semelhantes entre si.
Quem não reparou da semelhança entre a Sepai e a Kururunfa?
E a semelhança entre a Suparimpei e a Seiyunchin?
Diz a tradição que o sensei Kanryo Higaonna esteve na China e mais tarde Chojun Miyagi regressou lá para compreender o que o seu mestre fez por lá...
O que ele
constatou foi que não fazia as mesmas kata, no entanto havia algumas
semelhanças nas técnicas.
Não nos devemos esquecer que antes do mestre Kanryo Higaonna ir para a China, o treino de artes marciais já existia em Okinawa. Grande parte dos mestres ia para a China reforçar o que tinha aprendido em Okinawa.
Quando olhamos para as "mesmas" kata das diversas tradições, vemos diferenças notórias no seu "kihon" e por vezes no seu "embusen", o que nos leva a interrogar a razão de isso acontecer, visto a origem ser a mesma...
Não nos devemos esquecer que antes do mestre Kanryo Higaonna ir para a China, o treino de artes marciais já existia em Okinawa. Grande parte dos mestres ia para a China reforçar o que tinha aprendido em Okinawa.
Quando olhamos para as "mesmas" kata das diversas tradições, vemos diferenças notórias no seu "kihon" e por vezes no seu "embusen", o que nos leva a interrogar a razão de isso acontecer, visto a origem ser a mesma...
Cada vez
mais acredito que apesar dos mestres (Kanryo Higaonna, entre outros) irem à
China aprender artes marciais, nunca abdicaram do que já sabiam e praticavam em
Okinawa e quando regressaram simplesmente fizeram "upgrades" nas suas
formas (kata).
Visto desta perspectiva, se calhar arranjamos uma explicação para o facto de ter mudado a kata Sanchin.
Acredito que o que os primeiros praticantes de artes marcias em Okinawa aprenderam com os Chineses.
Visto desta perspectiva, se calhar arranjamos uma explicação para o facto de ter mudado a kata Sanchin.
Acredito que o que os primeiros praticantes de artes marcias em Okinawa aprenderam com os Chineses.
Foi o
sistematizar (desenhar) as técnica que as tornou mais fáceis de de
fixar e treinar...
As kata que fazemos hoje, não tem nada a ver com o que as gerações passadas faziam, da mesma forma, as kata que os fundadores faziam não tem nada a ver (??) com o que se fazia na China... o que fazemos é o resultado de uma evolução.
As kata que fazemos hoje, não tem nada a ver com o que as gerações passadas faziam, da mesma forma, as kata que os fundadores faziam não tem nada a ver (??) com o que se fazia na China... o que fazemos é o resultado de uma evolução.
Na próxima postagem tentarei fazer uma reflexão sobre a relação das kata criadas pelo Sensei Chojun Miyagi (Tensho) e as kata do grupo C.
Até lá... Bons treinos