20 de nov. de 2011

De volta à “normalidade”!


Cá estou eu de volta à blogoesfera… Mais uma vez.

Bem sei que não tenho dado grande notícias, mas tenho andado a recuperar de algumas semanas verdadeiramente loucas.

Tivemos recentemente em Portugal a presença da “nata” do Kyusho!

Nomes como Evan Pantazi, Jim Corn, Gary Rooks e Mark Kline, preencheram um horário repleto de informação no maior evento da Kyusho International.

Para ajudar tivemos a presença de diversos instrutores de vários pontos da Europa e participantes de diversos continentes.

O saldo do evento foi bastante positivo, tenho recebido excelente feedback em relação a tudo. Fica desde já prometido o regresso de um ou dois instrutores para o próximo ano.

Muitos dos participantes deram-me indicações de terem gostado muito de trabalhar com alguns deles.

Passados 5 dias deste evento, esteve presente em Portugal o Sensei Onaga (9º Dan Goju Ryu), figura incontornável do Karate Goju Ryu na Europa.

A organização deste evento esteve a cargo do Sensei Armando Inocentes e estiveram presentes instrutores de diversas associações. O trabalho incidiu muito sobre técnica base, tentando fazer-se o “transfer” da técnica de base para o trabalho de Kata. Ficou no ar uma nota do Sensei em relação ao número de horas de treino, dizendo que para a próxima teria de se arranjar mais horas de treino.

Quero desde já dar os meus sinceros parabéns ao Sensei Armando pela nova graduação alcançada (5º Dan), já era sem tempo…

Mais de 30 anos de prática, é obra ….

Para finalizar, no fim-de-semana a seguir (este) tivemos treinos de graduados. Com uma simpática moldura de participações de cintos castanhos e negros, demos inicio a mais uma etapa no funcionamento técnico da Kaizen.

Este treino estava inicialmente programado ser da responsabilidade do Sensei José Ramalho.

No entanto e devido a problemas de calendário, o Sensei José Ramalho, teve de se deslocar a Itália para ministrar uma orientação/estágio técnico no território do Sr. Ratzigger…

É assim, os Instrutores da Kaizen sempre na linha da frente! Pode ser que daqui a uns anos possamos ver Sua Santidade o Papa em Karate-Gi

Em relação ao treino de Sábado, prometo que coloco umas considerações técnicas na 3ª Feira, de forma a começar a dar vida a este “Cyber Dojo”.

Até lá ….

Sayonara!!!

Todo o trabalho merece ser remunerado de forma justa

Como instrutor/mestre (Treinador) de karate, é frequente deparar-me com um dilema que muitos colegas também enfrentam: a questão do dinheiro...