De regresso a casa depois de mais uma convenção da Kyusho International, eis que me dá para pensar no que se passou nos últimos anos em Portugal.
Quando e sempre que se falar de Kyusho em Portugal, uma pessoa tem de vir à baila, o Ricardo Gama.
Sem dúvida alguma, foi ele que iniciou todo este processo de descoberta e reinvenção das “artes marciais”.
Representação Portuguesa no IKC 2010 |
Olhando para as fotografias do presente e passado, revejo novos e velhos amigos, alguns mais presentes e outros não tanto, mas as “artes” são assim mesmo, uns aparecem, outros vão desaparecendo, só a história/tempo poderá dizer quem foi quem nesta “passagem”.
Nesta última convenção lá apareceram quatro Portugueses mais um “sem terra” (leia-se o Ricardo Gama).
É muito agradável ouvir da boca da rapaziada que participou pela primeira vez neste evento um “obrigado” pelo convite, se é que se pode chamar um convite, o evento é público e qualquer um pode participar.
Para o ano a convenção irá realizar-se em Portugal, e estará presente a “nata” do Kyusho Mundial, por isso e desde já estão todos convidados a participar neste mega-evento.
Pelo facto de a Convenção se realizar em Portugal em Novembro de 2011, muita gente vai ter de levar comigo… a fim de promover este mega-evento.
No final do Mês de Novembro, vai-se deslocar uma comitiva de 6 membros da Kaizen Karate Portugal a Inglaterra, a fim de treinar com o Sensei James Rosseaux.
Essa comitiva será liderada pelo Sensei Marco Cruz que na semana seguinte será um dos instrutores a orientar o estágio de inverno da Kaizen.
Quanto ao “Je”, está na altura de iniciar um novo projecto de Bunkai…
Qual???
É surpresa!!!