O Fim-de-semana passado estive mais uma vez em Olhão para orientar um seminário de Kyusho, organizado pelo Mestre Filipe Leandro, “Study Group Leader” da Kyusho International.
Apesar do seminário ter sido agendado no início da época e a adesão não ter sido muita, efectuámos um trabalho de grande qualidade. Trabalhámos diversos “Drills” da Kyusho Internatonal que fazem parte do curriculum, situações de defesa pessoal e Bunkai… sim, claro.
Pela primeira vez demonstrei uma parte do trabalho que vou apresentar em Novembro na Alemanha e fiquei feliz porque o pessoal que o treinou achou muito interessante e gostou.
No Domingo, a sessão foi mais reservada, tendo sido dedicada apenas aos membros da Kyusho International.
Esta sessão foi um misto de aula avançada e certificação… estão todos de parabéns …
Em especial o Mestre Leandro que atingiu o 6º nível (takedowns).
A certificação foi filmada e depois de ser visionada pelo Mestre Pantazi, vai ser colocada aqui.
O Mestre Filipe Leandro tem vindo ao longo destes anos a evoluir bastante no seu estudo de Kyusho e tem atrás de si um pequeno grupo, mas bastante coeso e isso reflecte-se na sua evolução do estudo de Kyusho.
Do dia 30 de Setembro a 3 de Outubro realizou-se o campeonato do mundo de Goju Ryu, a organização esteve a cargo da Liga Portuguesa de Karate Goju Ryu. Estiveram presentes diversas “selecções”, uma delas foi a da GKI.
Depois de uma ligeira conversa com os Sensei Pete e Ashley, chegámos à questão…
É este Karate que queremos fazer?
Pessoalmente gostei, mas… continuo a ter algumas questões em relação às Kata.
A próxima postagem será colocada aqui na quinta-feira e o tema será as Kata competitivas.
A Kaizen vai organizar em breve um seminário.
Não fazia sentido nenhum, não divulgarmos esse seminário junto dos nossos parceiros, enfim… Quem perceber a mensagem percebeu, quem não percebeu, tivesse percebido.
Até lá….
Sayonara, good bye Maria Ivone… e Viva a República...