19 de set. de 2012

Época 2012/13


E pronto começou a nova etapa …

Tantas novidades desde a última vez que postei, tantas novidades que vão acontecer …

Uma das novidades é a extinção das Kata Shitei.

As Kata “shit”ei sempre foram uma aberração, em termos de Goju. A Kata Saifa nunca reuniu um largo consenso. Sem falar das “diferenças” nas Kata Saifa e Sepai impostas pela “comissão de festas”. Acho que era uma questão transversal a todos os estilos…

Agora, ultrapassada esta questão, quem é que me vai devolver o dinheiro que eu gastei em DVD´S e livros a explicar/alumiar a forma mais correta (para não dizer a forma correta) de executar a Kata … QUEM????

Digamos em abono da verdade que o Sr. Abe faz umas Kata engraçaditas, mas não é uma referência aqui para o “je”.

Adiante …
Avizinha-se uma série de crises no mundo do Karate, quem diz no Karate diz no do desporto. Porque quer queiram quer não… nós somos agentes desportivos, para o bem e para o mal.

Em relação aos meus treinos …

Cá se vai andando… umas vezes treina-se mais, outras treina-se menos.
Quero agradecer ao Rui Catarrinha, Rui Martins e ao José Ramalho por terem aparecido de uma forma tão “regular” para me auxiliarem na pesquisa de novas Bunkai.

Um pequeno aparte … Sensei José Ramalho, tem toda a razão em relação ao penúltimo movimento da Kata Sepai … Arigato!!

Ao me lembrar disto só me dá vontade de queimar a porra do livro das kata Shitei, só não o faço porque tenho a esperança (a esperança uma porra, SEI) que me vão devolver a guita.

Por hoje é tudo…

By the way … já estou a trabalhar no novo site ….

Em  breve, em breve…
Sayonara

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...