2 de dez. de 2011

Graduações - 3

Neste momento, existem diversos métodos de ensino lúdico de Karate, mas … não nos devemos esquecer daquilo que praticamos (Goju, Shito, Shoto, Wado, etc … ).

É cada vez mais comum ouvir falar do 5º estilo, as pessoas que falam do 5º estilo falam do quê?

Shorin-ryu, ueshi-ryu, Sohei-ryu, Kyokushinkai, kyokushinkan, isshin Ryu… se calhar não sabem do que falam, se calhar não sabem nem querem saber da diferença cultural que existe no Karate.

O que nos diferencia é o que nos une.

Um dos “issues” que eu vejo neste momento, tem a ver com as graduações. Cada vez mais aumenta o grupo de treinadores que valorizam cada vez mais a vertente competitiva, deixando para mais tarde a “outra” vertente (podemos chamar tradicional).

Não acho mal, é uma questão de opção. Agora a questão que se coloca é a seguinte…

Onde se vão enquadrar os alunos e as diversas graduações?

É obvio que a progressão e o reconhecimento dos resultados obtidos sejam devidamente compensados, no entanto será prudente ou mesmo justo, reconhecer e certificar/graduar ambos os praticantes da mesma forma?

O que é que os vai distinguir?

Um praticante que se dedica exclusivamente ao Kumite WKF, deverá receber o mesmo reconhecimento do praticante que se dedica à Kata WKF?

A valorização técnica será a mesma???

Um praticante que se dedique à prática WKF deverá ser recompensado da mesma forma que um praticante que se dedica à tal “outra” prática?

Como os “issues” devem ser combatidos e prevenidos no inicio, esta matéria leva-nos a uma outra questão…

Será prudente adaptar o curriculum técnico infantil à realidade de hoje?

Será que aqueles que “dividiram” os cintos e consequentemente o curriculum em dois estavam correctos?

Em relação à última questão, acho que não.

A realidade de hoje é diferente da de ontem, temos mais crianças a treinar Karate (daquelas que têm entre 5 e 10).

Continuarmos com os curriculum divididos em dois seria parar no tempo e não avançar com um curriculum infantil seria parar no tempo. Mas atenção, tudo deve ter um peso e uma medida …

Acho que para ser cinto negro deva existir uma idade mínima, é minha opinião que um jovem com 16 anos tenha capacidade para ser Shodan (1º Dan), um jovem com uma idade compreendida entre os 13 e os 15 anos poderá ter capacidades para atingir um Junior-Shodan.

Mas para falarmos nestas graduações temos de nos preparar com antecedência, para não surgirem problemas…

Continua …

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...