2 de ago. de 2010

Só Kata? é um pouco redutor, não?

Boas pessoal….


Tenho andado mesmo cheio de trabalho.


Existe uma média de 400 candidatos diários à “fábrica”.


Amanhã (terça-feira) à noite vou para o Porto, vou para um estágio de Karate na Bélgica e saio do Porto às 11H00 com a comitiva do Sensei Moreira.


Além do trabalhinho ainda tento arranjar tempo para fazer as minhas Katas e um pouco de preparação física, como treino sozinho dou graças aos Deuses alguém ter inventado as Kata… hummm!!!


Isto leva-me a pensar (mais uma vez) sobre o verdadeiro significado da Kata…


Recentemente recebi um mail sobre uma postagem anterior, na qual eu considerava o Daido Juku um estilo de Karate, isto faz-me pensar 2 coisas:

1ª – Ainda existe pessoal que visita o meu Blog

2º - Porque é que será que o meu Blog é um dos mais apontados no Google?

Hum… mistério da fé.


Ultimamente tenho andado muito religioso. :)


Adiante, não vou debater ponto por ponto o mail que recebi, no entanto acho que é pertinente tocar nalgumas “afirmações” que são apontadas.


“A essência do Karate está nas Kata”


Bem, existem algumas “linhas”, que dizem que a essência está nos Kihon Kumite (combates pré estabelecidos), muitas vezes crio sequencias técnicas isoladas, no passado acho que os fundadores dos estilos de AM faziam o mesmo, calma, não quero dizer com isto que vou criar o meu estilo …


No passado, os alunos apenas aprendiam uma Kata interna e uma outra externa, será que as escolas de Karate tinham pouco na sua essência?


Acho que não.


Acredito que nas Kata, estão as técnicas que caracterizam o estilo.


Poderíamos chamar à aplicação dessas técnicas as Bunkai, muitas escolas (ou pessoas) acreditam que são os verdadeiros detentores das verdadeiras aplicações, isso é um pouco relativo.


Por exemplo, o estilo de Karate Shotokai, em muitas escolas apenas se pratica Kihon e Kata, “No” Kumite, Nada, Niente.


Será o Kata um tipo de bailado?

Não. Acho que não.


Por isso, dizer que a essência do Karate está no Kata é um pouco “redutor”.

Não estou a dizer que a essência não está na Kata, estou é a dizer que a essência do Karate não se encontra só no Kata.


Muitas vezes somos levados a pensar e a assumir “clichés” que nos são transmitidos de “boca em boca”.

Aqui vai uma pequena brincadeira que se utiliza lá na fábrica com a transmissão verbal de ordens ou ideias:


DIZ O CAPITÃO AO ALFERES:

- "Vai haver amanhã um eclipse do sol. Mande formar a Companhia em farda de trabalho na parada, onde explicarei o fenómeno que não acontece todos os dias. Se chover, não se verá e, por isso, deixe a Companhia na caserna"


O ALFERES TRANSMITE A ORDEM AO FURRIEL:

- "Por ordem do nosso Capitão, amanhã vai haver eclipse do Sol em farda de trabalho. Toda a Companhia forma na parada, onde o nosso Capitão dará as explicações, o que não acontece todos os dias. Se chover o eclipse é na caserna."


O FURRIEL DIZ AO CABO:

- "O nosso Capitão vai fazer um eclipse do Sol na parada se chover, o que não sucede todos os dias, não se vê nada; então o Capitão, dará a explicação em farda de trabalho na caserna."


ENTÃO, O CABO TRANSMITE A ORDEM AOS SOLDADOS:

- "Soldados, amanhã, para receber o eclipse que dará a explicação sobre o nosso Capitão em farda de trabalho, devemos estar na caserna onde não chove todos os dias.


POR FIM, COMENTÁRIOS ENTRE OS SOLDADOS:

- Amanhã, se chover, parece que o capitão vai ser eclipsado na parada. É pena que isso não aconteça todos os dias...


Bem, quando regressar vou fazer uma retrospectiva da época desportiva, se quiserem saber, dêem uma vista de olhos por aqui.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...