30 de nov. de 2009

MIAMI REPORT

Cá estou eu de volta ao meu Blog, com tantas viagens pelo meio por vezes não tenho tempo para actualizar o Blog mais marcial de Portugal… LOL

Nos dias 10, 11 e 12 de Novembro realizou-se a Convenção Internacional de Kyusho, nos Estados Unidos (Miami).

Desta vez foi a bordo de um bote (Majesty of the Seas), pelo que este ano a frequência do seminário foi muito reduzida visto muitos dos “participantes” aproveitarem o cruzeiro realmente para passar férias, levando as respectivas famílias e desfrutarem de quatro dias nas Bahamas.

Quanto aos treinos, os Tugas (2) estiveram presentes em todas as sessões onde, mais uma vez, os participantes foram prendados com informação de alto nível.

Como resultado ficou muita informação para ser trabalhada em território nacional.

Foi uma excelente oportunidade para trabalhar o “Kyusho Tactical Control Program” com os mestres Jim Corn e Fred Mastinson.

Só posso dizer que é um conceito muito bom e não é à toa que se vai realizar a primeira certificação de instrutores Europeus em terras Lusas no dia 20 e 21 de Março com a presença de diversos instrutores Europeus.

Lamento imenso, mas este curso, orientado pelo Grande Mestre Jim Corn, é exclusivo a instrutores da Kyusho International.

Com o Mestre Evan Pantazi trabalhamos “Compression KO's - Blood Attacks - Kyusho Entries” e mais uma vez fomos presenteados com trabalho de excelente qualidade.
O Mestre Gary Rooks trabalhou a aplicação do Kyusho em “MMA - Revivals for Sound Projection e Sound Projection” comprovando a todos os participantes o porquê da admiração do Mestre Pantazi por ele.

O Mestre Mark Kline trabalhou o “Break Down” (interpretação) da Kata Fukyu Kata com uma visão muito interessante no trabalho de Kyusho/Tuite, evidênciando a importância da deslocação e transição de posições durante o trabalho de Kata.

O Mestre Asa desenvolveu o trabalho de projecções e de chão e o trabalho de “sensitivity drills with energy transfer”, trabalho esse, que nós Tugas ainda temos muito para desenvolver.

E pronto, lá foram quatro dias de “Cruzeiro”…

Antes e depois deu para dar umas voltas por Miami Beach, ir ao Love and Hate, a loja do Miami Ink, onde fiz uma tatuagem com o Morgwn Pennypacker.

Chegado a Portugal, consegui ir a casa durante três dias e depois entrar no avião e voar para Inglaterra.

Tinha de estar presente no Gasshuku de Inverno da Goju-Ryu Karate International, mas essa postagem fica para 4ª feira que esta está demasiado extensa.

PS. O artigo já está feito, é só ler …. na quarta-feira, claro.

7 de nov. de 2009

A Viagem

Neste momento estou de malas aviadas para mais um seminário de Kyusho.

Por isso, provavelmente enquanto estão a ler esta postagem, devo estar sobre o Atlântico ou então na pior das hipóteses, devo estar deitado a apanhar sol nas Caraíbas.

Pelo meu registo (não muito fidedigno) esta é (pelo menos) a minha actividade número 100.

Pelos meus apontamentos, ando nesta vida de "Gipsy" desde 1986, recordo-me como se fosse ontem, do meu primeiro estágio (Karate) com o Sensei Onaga.

Grande estágio, grande Mestre, grandes tempos.
O Sensei Onaga vai estar presente em Portugal nos dias 2, 3, 4 de Novembro, quem o trás cá é o Sensei Armando Inocentes (karatept).
Infelizmente não vou poder estar presente, no entanto a Kaizen vai estar representada com o outro Sensei Ramalho, o Zé e seus "Muchachos".

Adiante...

Depois de 100 estágios/seminários dá-me um sentimento de nostalgia, lembro-me perfeitamente de grande parte, se não todos, dos instrutores com quem treinei.

Sensei Abílio (o meu Mestre, aquele que me ensinou as bases do Karate)
Sensei`s Higaonna e Jorge Monteiro (as pessoas que mais influenciaram o meu Karate).

E depois:
Jorge Andrews, Ernie Molineux, Matsuyama, Kokubo, Terauchi, Teruo Chinen, Bakkies Laubcher, Tetsuji Nakamura, Eric Larson, Leon Pantanovich, Lipinski, ...

Os meus parceiros de viagens nacionais e internacionais.

Nesta fase da minha vida, não me posso esquecer de duas pessoas que me ajudaram e ajudam na minha procura de qualquer coisa, no meu "Do":

O meu amigo Ricardo Gama, sempre que se falar de Kyusho em Portugal o nome dele, vai estar gravado, foi ele que trouxe o Kyusho (esquematizado) para Portugal.

O Mestre Evan Pantazi, essa "Enciclopédia" das artes marciais, aquele que me faz sentir que tenho de fazer mais 100 para lhe chegar aos calcanhares.

Enfim, depois dos USA, no fim-de-semana seguinte, vou estar em Birmingham para treinar com o Sensei James Rosseux.

Depois...depois vou procurar casa, porque quando chegar ninguém me vai reconhecer.

Humm...

Será que no trabalho se vão lembrar de mim? Se calhar não, Humm... Afinal não vai ser assim tão mau.

PS.
JC uns vão para San Sebastian, outros vão para Miami...
Diverte-te com os gajos mais antigos da Península Ibérica, enquanto eu bebo umas margaritas à beira mar com umas nativas locais. LLLOOOLLL.
Para o ano o Akira é nosso ;).

O pessoal pode acompanhar as aventuras e desventuras no meu Twitter.

2 de nov. de 2009

Primeiro estágio Kaizen Karate Portugal.

Este fim de semana foi histórico.

Realizou-se o primeiro estágio da Kaizen Karate Portugal.

Com uma participação de 90 praticantes os Sensei Jorge Quaresma, Marco Cruz, José Ramalho, Nuno Santos e "moi meme" orientaram uma série de sessões.

Uma das inovações neste tipo de estágio foi a presença de um Instrutor externo à Kaizen.

O Mestre João Coutinho apresentou o Kobudo de Okinawa, nomeadamente o Bo, ao gupo mais velho (+11 anos) de participantes no estágio.

Infelizmente não consegui ver com pormenor as sessões dos outros instrutores, mas pelo que me disseram (os meus alunos) foram sessões muito boas.

O tema que me calhou foi o Kata Sanchin e Kakie.

Com o grupo de menos graduados a preocupação prendeu-se com a boa execução das técnicas, uma boa posição de pernas.

Com o grupo de cintos castanhos e roxos, foi feito um trabalho mais centrado no treino de kakie.

Com os cintos negros, o trabalho foi concentrado no kakie avançado mas acima de tudo na preocupação de como se deve treinar e assistir ao trabalho de Sanchin.

Infelizmente e devido à falta de tempo não deu para trabalhar todos os níveis de Kakie, só deu para trabalhar os primeiros 6 níveis e ficou prometido que para uma próxima iríamos trabalhar os níveis mais avançados.

Neste momento estou de malas aviadas para Miami, vou ficar por lá 1 semana a treinar com os grandes do Kyusho a nível mundial.

A ver se dou um salto pelos amigos do Miami Inc., vamos lá ver o que se vai poder fazer por lá.

Uma coisa é certa, praia e mar é coisa que não vai faltar.

Podem ir acompanhando as novidades pelo meu Twitter.

Um abraço e até já.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...