24 de dez. de 2007

OBRIGADO!!

No final de todos os anos devemos fazer uma retrospecção em relação à nossa vida de forma a nos tornarmos melhores seres humanos.

Quero agradecer a todas as pessoas que tornaram possível a realização dos diversos encontros de Kyusho pelo Pais (Álvaro Silva, José Ramalho, Rui Gouveia Pereira, José Mendes, Fernando Coutinho, Fernando Branco, José Jordão).

Pela primeira vez, foi possível trabalhar lado a lado com diversos praticantes de diversas artes/desportos/sistemas, de uma forma aberta, com o intuito de partilhar as diversas experiências e isso só foi possível graças a vocês, graças à vossa vontade de partilhar…

Fica sempre na nossa memória e coração o Ricardo Gama, que apesar de estar lá longe, nunca se coibiu de vir a Portugal e de boa vontade compartilhar os seus conhecimentos com os seus amigos…

Fica-me marcada a presença de grandes nomes do panorama marcial Nacional nos diversos encontros, demonstrando um grande sentido de humildade e uma grande lição para as gerações mais novas, exemplos que devemos todos seguir.

Se calhar tudo isto significa partilha, ajuda, boa vontade.

Ao Pai Natal quero agradecer todos os bons amigos que tenho!

E que o próximo ano seja tão bom como o último.

Boas Festas e feliz Ano Novo para todos vós e para as vossas famílias.

21 de dez. de 2007

KARATE NÃO É BUDO

Karate não é Budo.

Apesar de não comentar muito os blogs de outras pessoas, não significa que não os veja e leia.

No dia 5 de Dezembro, o autor do blog “Do o meu caminho” colocava a questão:
Kata ou Kumite - qual é o mais difícil?

Um artigo interessante. Na minha opinião ambos são dificeis, mas a questão não é a Kata ou o Kumite, mas sim a parte final do artigo (de passagem um excelente artigo) em que é dito:

“…porque a procura da mestria dos três estágios referidos (Tai-Gi-Shin - Corpo-Técnica-Espírito) que são próprios de um Budo não o são, de um “apenas” desporto.”

Isto é apenas uma opinião pessoal (refiro-me à minha) e por isso vale o que vale…

O Karate é oriundo de Okinawa. Apesar de se associar o Karate ao Budo e à forma de estar e pensar Japonesa, a realidade é que o Karate é uma arte marcial de Okinawa com uma grande influência Chinesa.

Foi introduzido na ilha principal nos anos 20 do Séc. XX e antes desse periodo (cerca de 1879) o reino de Okinawa (Ryukyu) foi abolido e passou a ser uma prefeitura Japonesa. Acredito que nessa altura foi importante encaixar o Karate nalgum sítio, se calhar no Budo, porque se corria o risco de se perder o Karate como actividade cultural do povo de Okinawa.

A título de curiosidade…
Sabiam que as formas de combate mais praticadas no inicio do Séc. XX em Okinawa eram o Judo e o Kendo?

O conceito de Budo, se calhar encaixava bem na antiga forma de treinar Karate…

Budo pode ter varios significados, mas existe um muito importante, “vida e morte”, que no fundo poderá ser essência do Budo.

Como esta postagem já vai longa e aborrecida, guardo o resto para 4ª feira…

Se me quiserem enviar o vosso comentário, estejam à vontade, como disse no início, é apenas a minha opinião e por isso vale o que vale.

13 de dez. de 2007

NACIONAL FNK-P CAD. JUN 2007

Ora bem…

No dia 8 realizou-se o Campeonato Nacional da FNK-P e lá peguei na malita de cartão, flyers do Kyusho e no belo do Sensei-mobile e levei a Inês ao dito Campeonato.

Apesar de não ter corrido da melhor forma cá para os meus lados, tive a opurtunidade de observar o desenrolar da prova por dentro e por fora.

Aqui vão umas criticas, bem, não são bem criticas, são observações construtivas:
- Área de aquecimento (não existiu);
- Área separadora da zona de competição da zona de chamada (não existiu);
- O pavilhão não tinha as melhores condições;
- Não houve grande publicidade a promover a prova;

Enfim, sei que o pavilhão não era para ser aquele, foi arranjado para colmatar uma falha da autarquia.

Os elementos Federativos esforçaram-se e na minha opinião creio que estão a melhorar.

Agora…

Falava eu com uma serie de pessoas ligadas ao Karate Nacional e chegámos a uma conclusão: o problema do Karate Nacional é o nível!

Quanto maior é o nível de importancia de um indivíduo, maior é a sua responsabilidade perante a sociedade/comunidade.

Como é que podemos exigir a um aluno que fale de uma forma educada para com os outros instrutores, se existem instrutores que falam de uma forma arrogante para toda a gente.

Como podemos exigir a um aluno que seja humilde, quando os instrutores que o rodeiam são prepotentes.

Bem, uma coisa podemos exigir aos alunos: que levem a proteção de boca, pois se os árbitros podem arbitrar combates com pastilhas na boca, eles podem combater com a protecção na mesma.

Por hoje está tudo, não meto mais água.

VI Helsinki Karate Open

No dia 19 de agosto fui ao “VI Helsinki Karate Open”, evento organizado pelo clube Seitokai e com o apoio da Federação Finlandesa. Segundo...